Movimentos de rotação e os ritmos diários dos seres vivos
dc.contributor.advisor | Matté, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.author | Pastore, Sirlei | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-10T06:56:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/291497 | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema equatorial celeste e o sistema equatorial local, juntos, definem um dos conceitos de tempo sideral. Todos os astros descrevem no céu arcos paralelos ao Equador e a orientação desses astros em relação ao horizonte depende da latitude do lugar de observação. O movimento diurno do Sol, como de todos os astros dessa ordem, é de leste a oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo e diretamente ligado ao eletromagnetismo ordenante que reflete na glândula pineal e consequentemente na liberação de hormônios, impactando nas funções fisiológicas do organismo dos vertebrados em resposta ao ciclo circadiano. O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver o conhecimento integrativo dos padrões matemáticos, físicos e químicos que se interconectam, despertando o interesse da pesquisa por investigação do segundo ano da turma 204 da E.E.E.M Rachel Calliari Grazziotin. Esse objetivo foi cumprido - realizando um experimento para demonstrar como a luz pode afetar a temperatura de um corpo, contextualizando como os ritmos biológicos ocorrem em uma organização temporal dos seres vivos vertebrados bem como investigando a sincronização desses ritmos em relação aos movimentos da Terra. O estudo teve delineamento qualitativo, desenvolvido por pesquisa investigativa experimental e correlacional sistêmica dos fenômenos observáveis. A pesquisa foi realizada por um público de aproximadamente 12 alunos nas disciplinas de física e química do ensino médio. Nossos estudantes permearam por todos os pontos da proposta, dando-se conta que o nosso organismo se adapta à duração do período claro e do período escuro - ao sincronizar as ações fisiológicas com a duração do dia e da noite, os seres vivos vertebrados apresentam um mecanismo padrão de liberação hormonal e de temperatura vinculados às etapas dia e noite e, portanto, aos sistemas de rotação e translação ordenados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ritmo circadiano | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.title | Movimentos de rotação e os ritmos diários dos seres vivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001256732 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10! | pt_BR |
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Ciências Biológicas (214)