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dc.contributor.advisorMatté, Cristianept_BR
dc.contributor.authorPastore, Sirleipt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:56:37Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291497pt_BR
dc.description.abstractO sistema equatorial celeste e o sistema equatorial local, juntos, definem um dos conceitos de tempo sideral. Todos os astros descrevem no céu arcos paralelos ao Equador e a orientação desses astros em relação ao horizonte depende da latitude do lugar de observação. O movimento diurno do Sol, como de todos os astros dessa ordem, é de leste a oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo e diretamente ligado ao eletromagnetismo ordenante que reflete na glândula pineal e consequentemente na liberação de hormônios, impactando nas funções fisiológicas do organismo dos vertebrados em resposta ao ciclo circadiano. O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver o conhecimento integrativo dos padrões matemáticos, físicos e químicos que se interconectam, despertando o interesse da pesquisa por investigação do segundo ano da turma 204 da E.E.E.M Rachel Calliari Grazziotin. Esse objetivo foi cumprido - realizando um experimento para demonstrar como a luz pode afetar a temperatura de um corpo, contextualizando como os ritmos biológicos ocorrem em uma organização temporal dos seres vivos vertebrados bem como investigando a sincronização desses ritmos em relação aos movimentos da Terra. O estudo teve delineamento qualitativo, desenvolvido por pesquisa investigativa experimental e correlacional sistêmica dos fenômenos observáveis. A pesquisa foi realizada por um público de aproximadamente 12 alunos nas disciplinas de física e química do ensino médio. Nossos estudantes permearam por todos os pontos da proposta, dando-se conta que o nosso organismo se adapta à duração do período claro e do período escuro - ao sincronizar as ações fisiológicas com a duração do dia e da noite, os seres vivos vertebrados apresentam um mecanismo padrão de liberação hormonal e de temperatura vinculados às etapas dia e noite e, portanto, aos sistemas de rotação e translação ordenados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRitmo circadianopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.titleMovimentos de rotação e os ritmos diários dos seres vivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


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