Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apr ...
Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio. ...
Abstract
In this paper we discuss a proposal to include the teaching of notions of Differential Calculus at high school level. We also comment the inclusion of the teaching of calculus in the school curriculum and how this is approached in some textbooks currently adopted in high school. Two proposals for activities are presented, which involve the introduction of the concept of derivative through the idea of instantaneous rate of change. One of these proposals was tested with high school students. At t ...
In this paper we discuss a proposal to include the teaching of notions of Differential Calculus at high school level. We also comment the inclusion of the teaching of calculus in the school curriculum and how this is approached in some textbooks currently adopted in high school. Two proposals for activities are presented, which involve the introduction of the concept of derivative through the idea of instantaneous rate of change. One of these proposals was tested with high school students. At the end, we present an analysis of this trial, concluding with an affirmative answer to the possibility of including notions of calculus at high school level. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License