Muamba | 03/05/2025
Fecha 1ª publicación
2025-05-03Materia
Duración
34min41sTipo
Editor de audio
Descripción
No momento em que completa um ano das enchentes vividas pelo Rio Grande do Sul no ano passado, o Muamba rememora um carnaval que já nos alertava para a necessidade de uma consciência ecológica: em 2004, os Acadêmicos de Gravataí homenagearam o ícone do ambientalismo José Lutzenberger (1926-2002). “Lixo no lixo, reciclar/ rio poluído, poluído o mar/ o verde a esperança/ vamos preservar/ a natureza e o mundo sanear”, já ensinava o samba enredo.
O convidado para contar sobre essa composição e esse desfile é Neno Baz, a voz que conduziu a onça negra naquele ano. O desfile apresentou a trajetória do agrônomo e escritor alemão-brasileiro que criou a ONG Fundação Gaia, em 1987, para atuar na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis e que foi secretário especial do Meio Ambiente do governo federal entre 1990 e 1992.
Para contextualizar a importância de Lutzenberger e de sua luta, Elenita Malta faz uma participação especial no programa. Com a experiência de quem estuda a história do ambientalismo, a professora da Universidade Federal de Rondonópolis, ela contribui para entendermos a importância desse enredo e estabelecer uma conexão com o Global Climate Summit, evento que aconteceu nos dias 2 e 3 de maio na UFRGS justamente para tratar da relação entre preservação ambiental e desastres climáticos.
Colecciones
-
Radio UFRGS (1049)Muamba (7)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
