Do enunciado à enunciação : o papel da leitura em voz alta no ensino de escrita
View/ Open
Date
2025Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel da leitura em voz alta no ensino de escrita na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram estabelecidos três objetivos específicos nesta pesquisa: a) conhecer a relação dos alunos com a leitura em voz alta antes de ingressarem na universidade; b) descobrir se os alunos liam os seus próprios textos em voz alta previamente ao contex ...
Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel da leitura em voz alta no ensino de escrita na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram estabelecidos três objetivos específicos nesta pesquisa: a) conhecer a relação dos alunos com a leitura em voz alta antes de ingressarem na universidade; b) descobrir se os alunos liam os seus próprios textos em voz alta previamente ao contexto universitário; e c) investigar os efeitos da leitura em voz alta no processo de ensino dos alunos na disciplina de escrita no contexto universitário. Primeiramente foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura em voz alta. Logo após, foram investigadas pesquisas que abordassem o leitor, com o propósito de encontrar a definição de leitor e leitura que sustentam esta pesquisa. Em seguida, foram apresentadas reflexões de Émile Benveniste para estabelecer a base teórica desta dissertação: a Linguística da Enunciação. Após, foi desenvolvida uma reflexão acerca da disciplina de LPT I, com o interesse de pensar sobre o ensino de escrita e leitura naquele contexto. Por fim, foi conduzida uma pesquisa qualitativa interpretativa por meio de análise de narrativas de alunos da disciplina de LPT I. A análise das falas desses alunos permitiu compreender que a leitura em voz alta assume, pelo menos, cinco papéis no processo de ensino de escrita: a) encorajar o aluno escrever eu; b) apresentar a possibilidade da interlocução na escrita; c) repensar a reescrita e a releitura; d) reconhecer a relação forma-sentido; e e) compartilhar com os outros e discutir ideias sobre escrita e leitura em um espaço de afinidade. ...
Abstract
The main objective of this research was to investigate the role of reading aloud in the teaching process of writing during the classes of Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) of the Languages program at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). For that, three specific objectives were stablished: a) to find out about students' relationship with reading aloud before starting university; b) to discover if students used to read aloud their own texts before attending ...
The main objective of this research was to investigate the role of reading aloud in the teaching process of writing during the classes of Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) of the Languages program at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). For that, three specific objectives were stablished: a) to find out about students' relationship with reading aloud before starting university; b) to discover if students used to read aloud their own texts before attending university; and c) to investigate the effects of reading aloud during the teaching process of students at university level. Firstly, bibliographic research was carried out about reading aloud. After that, research on the concept of reader was investigated in order to find the definition of reader and reading that supports this research. Then, Émile Benveniste's theoretical thoughts were presented to set the theoretical basis for this research: the Linguistics of Enunciation. Afterwards, a series of discussions was held on LPT I, with the aim of understanding the teaching of writing and reading in that context. Lastly, qualitative interpretative research through narrative analysis was carried out with the students of LPT I. The analysis of the participants’ narratives allowed to comprehend that reading aloud assumes at least five roles: a) encourage students to write I; b) show the possibility of interlocution in writing; c) rethink rewriting and rereading; d) recognize the form-meaning bond; and e) share with each other and exchange ideas about writing and reading in an affinity space. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1817)
This item is licensed under a Creative Commons License
