Show simple item record

dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Carlos Henrique Ramospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T06:56:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1981-9269pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290758pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre Educação Es-pecial e Educação Física a partir da busca pela implementação de um plano de ação inovador, que propõe a realização de atividades compartilhadas que en-volvem o planejamento e a execução do serviço de Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa, de natureza qualitativa, pode ser definida como um estudo de caso, uma vez que seus principais eixos metodológicos foram o levantamento bibliográfico e a ob-servação participante. Ao longo do estudo, verificou-se que a ação do professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado e suas conexões com o trabalho pedagógico dos demais professores da escola estão previstas na maior parte dos dispositivos legais que orientam a operacionalização desse serviço. Os desafios estão centrados na análise daquilo que é considerado currículo e não nas supostas limitações do aluno. Percebeu-se que a proximidade entre o Aten-dimento Educacional Especializado e áreas específicas, como a Educação Física, tem como efeitos o envolvimento da dimensão corporal, a aprendizagem dos contextos e a valorização do trabalho cooperativo. Essas diretrizes podem indi-car uma qualificação das intervenções e anunciam possibilidades de construção de percursos que alteram reciprocamente os trabalhos do professor de Sala de Recursos, quanto do docente de área específica.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relations between Special Education and Physical Education.It is based on the implementation of an innovative action plan to carry out shared activities that are linked to the planning and execution of specialized education services for students with disabilities. These students attend the resource room in a municipal elementary schoolof a city within the metropolitan area of Porto Alegre/RS. This is a qualitative research that can be defined as a case study;literature review and participant observation were the main methodological tools used. The regulatory provisions that guide the specialized education services announce the importance of connections between this specific service and the pedagogical work of the other teachers at the school. We can see that the proximity between the specialized education services and specific areas, such as Physical Education, produces effects: the analysis of what is considered curriculum;involvement of the corporal dimension;the understanding of contexts; and the appreciation of cooperative work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista cocar. Nesp. 1 (jan./jul. 2015), p. 57-79pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSpecialized education servicesen
dc.titleAtendimento educacional especializado e educação física : possibilidades cooperativas no cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeSpecialized education services and physics education : cooperative possibilities in the daily school lifeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000987492pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record