Práticas pedagógicas em Computação e Robótica : relato reflexivo da formação docente
Fecha
2025Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar as principais práticas desenvolvidas ao longo dos Laboratórios de Prática Docente realizados no curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa. A partir de uma abordagem pedagógico-prática, o trabalho identifica e reflete sobre as atividades que mais contribuíram para a formação docente, com foco na aplicação de Metodologias Ativas, cultura digital e robótica educacional. Serão discutidas as aprendizagens adquiridas durante ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar as principais práticas desenvolvidas ao longo dos Laboratórios de Prática Docente realizados no curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa. A partir de uma abordagem pedagógico-prática, o trabalho identifica e reflete sobre as atividades que mais contribuíram para a formação docente, com foco na aplicação de Metodologias Ativas, cultura digital e robótica educacional. Serão discutidas as aprendizagens adquiridas durante a execução das práticas, bem como suas contribuições para o desenvolvimento das competências necessárias ao ensino de computação na educação básica. O relato busca evidenciar de que forma essas experiências práticas integraram teoria e prática pedagógica, preparando o licenciando para enfrentar os desafios da docência em contextos contemporâneos. ...
Abstract
This final thesis aims to report on the main practices developed throughout the Teaching Practice Laboratories conducted in the Bachelor's degree in Computing and Educational Robotics course. Through a pedagogical-practical approach, the work identifies and reflects on the activities that most contributed to the teacher training, with a focus on the application of active methodologies, digital culture, and educational robotics. The acquired learnings during the execution of the practices will b ...
This final thesis aims to report on the main practices developed throughout the Teaching Practice Laboratories conducted in the Bachelor's degree in Computing and Educational Robotics course. Through a pedagogical-practical approach, the work identifies and reflects on the activities that most contributed to the teacher training, with a focus on the application of active methodologies, digital culture, and educational robotics. The acquired learnings during the execution of the practices will be discussed, as well as their contributions to the development of the necessary skills for teaching computing in basic education. The report seeks to highlight how these practical experiences integrated theory and pedagogical practice, preparing the student-teacher to face the challenges of teaching in contemporary contexts. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38573)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
