O uso da inteligência artificial em bibliotecas universitárias
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com a crescente evolução tecnológica, houve o aprimoramento das novas tecnologias de inteligência artificial que auxiliam na propagação do conhecimento. Diante destes avanços, urge a necessidade do bibliotecário incorporar estas tecnologias dentro do seu repertório de trabalho para mediar a informação àqueles que a necessitam. Tendo isso em vista, este trabalho busca compreender como a inteligência artificial está sendo incorporada nas bibliotecas universitárias e como o bibliotecário está se a ...
Com a crescente evolução tecnológica, houve o aprimoramento das novas tecnologias de inteligência artificial que auxiliam na propagação do conhecimento. Diante destes avanços, urge a necessidade do bibliotecário incorporar estas tecnologias dentro do seu repertório de trabalho para mediar a informação àqueles que a necessitam. Tendo isso em vista, este trabalho busca compreender como a inteligência artificial está sendo incorporada nas bibliotecas universitárias e como o bibliotecário está se adaptando a estas tecnologias a partir de uma revisão de literatura da bibliografia referente a esta área. A metodologia de pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, partindo de artigos recuperados na plataforma BRAPCI, o Portal de Periódicos da CAPES e a base estrangeira Scopus, utilizando os termos: “Inteligência artificial e biblioteca”, “Inteligência artificial e bibliotecário” “inteligência artificial e bibliotecas universitárias” e “Artificial Intelligence AND University Library”, publicados entre os anos 2020 e 2024. Entre os principais resultados, estão os desafios éticos na incorporação da Inteligência Artificial nas bibliotecas, as aplicações nas bibliotecas universitárias, integração e impactos. Foi concluído que há um maior uso da IA em chatbots para o atendimento ao público, a possibilidade de os bibliotecários envolverem-se em outras tarefas além de catalogação e indexação, bem como no processamento de grandes blocos de dados e que esta integração da IA nas atividades deve ser utilizada como um complemento ao trabalho, e não de forma a impactar negativamente a profissão. ...
Abstract
With increasing technological evolution, there has been an improvement in new artificial intelligence technologies that help in the propagation of knowledge. Given these advances, there is an urgent need for librarians to incorporate these technologies into their work repertoire to mediate information to those who need it. With this in mind, this work seeks to understand how artificial intelligence is being incorporated into university libraries and how librarians are adapting to these technolo ...
With increasing technological evolution, there has been an improvement in new artificial intelligence technologies that help in the propagation of knowledge. Given these advances, there is an urgent need for librarians to incorporate these technologies into their work repertoire to mediate information to those who need it. With this in mind, this work seeks to understand how artificial intelligence is being incorporated into university libraries and how librarians are adapting to these technologies based on a literature review of the bibliography relating to this area. The research methodology has a qualitative and exploratory nature, based on articles retrieved from the BRAPCI platform, the CAPES Periodicals Portal and the foreign database Scopus, using the terms: “Artificial intelligence and library”, “Artificial intelligence and librarian” “artificial intelligence and university libraries” and “Artificial Intelligence AND University Library”, published between 2020 and 2024. Among the main results are the ethical challenges in incorporating of Artificial Intelligence in libraries, applications in university libraries, integration and impacts. It was concluded that there is a greater use of AI in chatbots for customer service, the possibility for librarians to get involved in tasks other than cataloging and indexing, as well as in the processing of large blocks of data and that this integration of AI in activities should be used as a complement to work, and not in a way that negatively impacts the profession. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia: Ensino a Distância.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (846)
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