Narrativas de professores de surdos sobre ensino e currículo de Libras nas escolas bilíngues
View/ Open
Date
2025Type
Title alternative
Narratives of teachers for the deaf about teaching and constitution of a Libras curriculum on bilingual schools
Narrativas de professores de sordos sobre la enseñanza de Libras y el currículo en las escuelas bilingües
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho mostra os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as narrativas de professores desurdos a respeito do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do currículo dessa língua no Brasil. As teorizações que embasam a investigação se encontram nos campos dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, inspirada nas metodologias pós-críticas em educação e currículo. O corpus da pesquisa consistiu em um conjunto de na ...
O presente trabalho mostra os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as narrativas de professores desurdos a respeito do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do currículo dessa língua no Brasil. As teorizações que embasam a investigação se encontram nos campos dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, inspirada nas metodologias pós-críticas em educação e currículo. O corpus da pesquisa consistiu em um conjunto de narrativas produzidas durante os encontros do Fórum das Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul (Fesurs), extraídos de videogravações de domínio público. A partir das falas dos participantes, foi possível constatar a compreensão de que as práticas pedagógicas que envolvem a estrutura gramatical da língua de sinais são insuficientes, havendo a indicação da necessidade de mudança na disciplina de Libras. Segundo os relatos, há uma valorização de elementos culturais e identitários em detrimento do arcabouço linguístico, de forma que o ensino da Libras na escola básica permanece baseado na interação e no uso espontâneo da língua. Dessa forma, foi possível identificar a relevância de se realizar um debate maior a respeito dos aspectos estruturais da língua e da reformulação dos currículos da Libras no país, apoiados por políticas públicas e formação continuada de professores. ...
Abstract
The present work shows the results of a research whose objective was to analyze the narratives of specialists in the education of the deaf regarding the teaching of BrazilianSign Language (Libras) and the curriculum of this language in Brazil. The theories that support the investigation are found in the fields of Deaf Studies and Cultural Studies in Education. A qualitative approach was used, inspired by post-critical methodologies in education and curriculum. The research corpus consisted of a ...
The present work shows the results of a research whose objective was to analyze the narratives of specialists in the education of the deaf regarding the teaching of BrazilianSign Language (Libras) and the curriculum of this language in Brazil. The theories that support the investigation are found in the fields of Deaf Studies and Cultural Studies in Education. A qualitative approach was used, inspired by post-critical methodologies in education and curriculum. The research corpus consisted of a set of narratives produced during the meetings of the Rio Grande do Sul Schools for the Deaf Forum (Fesurs), extracted from video recordings in the public domain. From the participants'speeches, it was possible to verify the understanding that the pedagogical practices that involve the grammatical structure of sign language are insufficient, indicating the need for change in the Libras discipline. According to the reports, there is an appreciation of cultural and identity elements to the detriment of the linguistic framework, so that the teaching of Libras in basic school remains based on interaction and spontaneous use of the language. In this way, it was possible to identify the relevance of having a greater debate about the structural aspects of the language and the reformulation of the Libras curricula in the country, supported by public policies and continuing education of teachers ...
Resumen
El presente trabajo muestra los resultados de una investigación cuyo objetivo fue analizar las narrativas de especialistas en educación de sordos sobre la enseñanza de la Lengua de Signos Brasileña (Libras) y el currículum de esa lengua en Brasil. Las teorías que sustentan la investigación se encuentran en los campos de los Estudios de las Personas Sordas y los Estudios Culturales en Educación. Se utilizó un enfoque cualitativo, inspirado en metodologías poscríticas en educación y currículo. El ...
El presente trabajo muestra los resultados de una investigación cuyo objetivo fue analizar las narrativas de especialistas en educación de sordos sobre la enseñanza de la Lengua de Signos Brasileña (Libras) y el currículum de esa lengua en Brasil. Las teorías que sustentan la investigación se encuentran en los campos de los Estudios de las Personas Sordas y los Estudios Culturales en Educación. Se utilizó un enfoque cualitativo, inspirado en metodologías poscríticas en educación y currículo. El corpus de la investigación estuvo constituido por un conjunto de narrativas producidas durante las reuniones del Foro de Escuelas para Sordos de Rio Grande do Sul (Fesurs), extraídas de grabaciones de video de dominio público. A partir de los discursos de los participantes, fue posible verificar la comprensión de que las prácticas pedagógicas que involucran la estructura gramatical de la lengua de signos son insuficientes, indicando la necesidad de cambios en la disciplina Libras. Según los informes, existe una valoración de los elementos culturales y identitarios en detrimento del marco lingüístico, por lo que la enseñanza de Libras en la escuela básica sigue basada en la interacción y el uso espontáneo de la lengua. De esta manera, fue posible identificar la relevancia de tener un mayor debate sobre los aspectos estructurales de la lengua y la reformulación del currículo Libras en el país, apoyado en políticas públicas y la formación continua de los docentes ...
In
Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 38 (2025), p. 1-23
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42353)Humanities (7339)
This item is licensed under a Creative Commons License
