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dc.contributor.authorTeixeira, Liziana Arâmbulapt_BR
dc.contributor.authorDias, Priscila da Rosa Lescanopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaise dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T07:03:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1518-4196pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290556pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação tem como tema central o professor como autor de seu material didático (apostilados). O objetivo geral foi analisar os conceitos colocados em evidência quando o professor da Educação Infantil assumiu a autoria de seu material. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em Ciências Humanas, com o uso da técnica de análise documental. Para tanto, examinou-se os Cadernos elaborados pelos professores de uma escola municipal de Amambai/MS para a educação remota infantil, em substituição às aulas presenciais durante a pandemia (Covid-19). Constatou-se que existiu uma intencionalidade por parte dos autores em apresentar as várias esferas de letramento, mas estas estiveram sempre atreladas a um viés pedagógico, não muito diferente do que é apresentado nos livros didáticos, muitas vezes criticado por esses docentespt_BR
dc.description.abstractThe central theme of this investigation is the teacher as author of his/her didactic material (handouts). The general aim is to analyze which concepts were evidenced when the Early Childhood Education teacher assumed the authorship of his material.Qualitative research was carried out in Human Sciences, with the use of document analysis techniques to obtain the data. Therefore, didactic materials prepared by teachers at a Brazilian school of the municipal system at Amambai for remote early childhood education replaced classroom lessons during the pandemic (Covid-19). It was observed that authors intended to present the various spheres of literacy, however, this intentionality was always linked to a pedagogical bias, not very different from what is presented in textbooks, often criticized by these teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço plural. Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 1, n. 1, ed. esp. (2022), p. 1-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAuthor teacheren
dc.titleEstudo sobre letramento na educação infantil : o professor como autor do seu material didáticopt_BR
dc.title.alternativeStudy on literacy in early childhood education : teacher as author of his/her didactic materialen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001248814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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