Show simple item record

dc.contributor.authorFaleiro, Betina Wiebuschpt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T06:59:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1414-5138pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290493pt_BR
dc.description.abstractO artigo é decorrente de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de um município gaúcho. Em especial, o estudo buscou examinar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC em instituições privadas. As bases teóricas utilizadas sustentam-se nas teorizações de Foucault e seus comentadores. O material empírico foi formado por enunciações de dez educadoras, obtidas em entrevistas, ao longo de 2021, sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela execução da BNCC. A estratégia analítica posta em ação para operar sobre esse conjunto de enunciações foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O escrutínio do material mostrou que a implementação da BNCC gera um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal.pt_BR
dc.description.abstractThe article is the result of a Master's research whose general aim was to examine the effects produced by the implementation of the Brazilian National Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular, or BNCC, in Portuguese) in teaching the initial years of Elementary School in private schools in a city in Rio Grande do Sul. In particular, the study sought to examine the ways of being a teacher constituted by the implementation of the BNCC in private institutions. The theoretical bases used are based on the theories of Foucault and his commentators. The empirical material was formed by statements of ten educators, obtained in interviews, throughout 2021, about their school practices, mobilized by the execution of the BNCC. The analytical strategy used to operate on this set of utterances was discourse analysis, as proposed by Foucault. The scrutiny of the material showed that the implementation of the BNCC generates a (de)territorialized teacher subject, relocating him to another place, in which the rules are well defined, saying what and how students should learn, and how the teacher should teach, thus guaranteeing the functioning of neoliberal rationality.en
dc.description.abstractEl artículo es resultado de una investigación de Maestría cuyo objetivo general fue examinar los efectos producidos por la implementación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC) en la enseñanza de los años iniciales de la Enseñanza Primaria en escuelas privadas de un municipio de Rio Grande do Sul. En particular, el estudio buscó examinar los modos de ser docente constituidos por la implementación de la BNCC en instituciones privadas. Las bases teóricas utilizadas se basan en las teorías de Foucault y sus comentaristas. El material empírico estuvo formado por declaraciones de diez educadores, obtenidas en entrevistas, a lo largo de 2021, sobre sus prácticas escolares, movilizadas por la ejecución de la BNCC. La estrategia analítica utilizada para operar sobre este conjunto de enunciados fue el análisis del discurso, tal como lo propone Foucault. El escrutinio del material mostró que la implementación de la BNCC genera un sujeto docente (des)territorializado, reubicándolo en otro lugar, en el que las reglas están bien definidas, diciendo qué y cómo deben aprender los estudiantes, y cómo debe enseñar el docente, garantizando así el funcionamiento de la racionalidad neoliberal.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSérie estudos (Campo Grande). Vol. 28, n. 53 (maio/ago. 2023), p. 91-110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEarly years of Elementary Schoolen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectDocenteses
dc.subjectPrimeros años de la enseñanza primariaes
dc.titleBNCC e suas formas de conduzir a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBNCC and its ways of conducƟ ng teaching in the iniƟ al years of Elementary School en
dc.title.alternativeBNCC y sus formas de conducir la enseñanza en los años iniciales de la Enseñanza Primaria es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243991pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record