Infâncias e os livros de literatura infantil
Fecha
2023Otro título
Children and children's literature books
Libros infantiles y de literatura infantil
Materia
Resumo
Enquanto diverte a criança, a literatura enriquece a infância, incentivando suas narrativas, imaginação, estimula sua criatividade, favorece o desenvolvimento de sua personalidade e auxilia na ampliação e desenvolvimento de seu vocabulário. Desta forma o objetivo desse artigo é discutir a utilização da literatura infantil em sala de aula como instrumento facilitador para a construção da aprendizagem. Para tal faremos uso do campo teórico dos Estudos Culturais. Um estudo que escolhe, ou se coloc ...
Enquanto diverte a criança, a literatura enriquece a infância, incentivando suas narrativas, imaginação, estimula sua criatividade, favorece o desenvolvimento de sua personalidade e auxilia na ampliação e desenvolvimento de seu vocabulário. Desta forma o objetivo desse artigo é discutir a utilização da literatura infantil em sala de aula como instrumento facilitador para a construção da aprendizagem. Para tal faremos uso do campo teórico dos Estudos Culturais. Um estudo que escolhe, ou se coloca nesse campo teórico, deve problematizar as formas de conceber o que é real, ou seja, questionar as verdades produzidas pelos discursos. A entrada dos livros de literatura infantil em sala de aula se intensificou a partir de programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estes programas auxiliam na formação inicial do leitor, apresentando o mundo das letras, com temas próximos ao cotidiano das crianças, para que então a curiosidade seja aguçada e a imaginação despertada, incentivando à leitura. Demostrando que o uso do texto em sala de aula não deve ser um pretexto, o texto por si só tem uma funcionalidade e o ensino deve partir dessa premissa. ...
Abstract
While entertaining the child, literature enriches childhood, encouraging their narratives, imagination, stimulates their creativity, favors the development of their personality and helps in the expansion and development of their vocabulary. Thus, the objective of this article is to discuss the use of children's literature in the classroom as a facilitating instrument for the construction of learning. For this we will make use of the theoretical field of Cultural Studies. A study that chooses, o ...
While entertaining the child, literature enriches childhood, encouraging their narratives, imagination, stimulates their creativity, favors the development of their personality and helps in the expansion and development of their vocabulary. Thus, the objective of this article is to discuss the use of children's literature in the classroom as a facilitating instrument for the construction of learning. For this we will make use of the theoretical field of Cultural Studies. A study that chooses, or places itself in this theoretical field, must problematize the ways of conceiving what is real, that is, questioning the truths produced by the discourses. The entry of children's literature books into the classroom was intensified through programs such as the National Textbook Program (PNLD), the National Library at School Program (PNBE) and the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). These programs help in the initial formation of the reader, presenting the world of letters, with themes close to the daily lives of children, so that curiosity is sharpened and the imagination awakened, encouraging reading. Demonstrating that the use of text in the classroom should not be a pretext, the text itself has a functionality and teaching must start from this premise. ...
Resumen
Al tiempo que entretiene al niño, la literatura enriquece la infancia, fomenta su narrativa, su imaginación, estimula su creatividad, favorece el desarrollo de su personalidad y ayuda en la ampliación y desarrollo de su vocabulario. Así, el objetivo de este artículo es discutir el uso de la literatura infantil en el aula como instrumento facilitador para la construcción del aprendizaje. Para ello haremos uso del campo teórico de los Estudios Culturales. Un estudio que elija, o se sitúe en este ...
Al tiempo que entretiene al niño, la literatura enriquece la infancia, fomenta su narrativa, su imaginación, estimula su creatividad, favorece el desarrollo de su personalidad y ayuda en la ampliación y desarrollo de su vocabulario. Así, el objetivo de este artículo es discutir el uso de la literatura infantil en el aula como instrumento facilitador para la construcción del aprendizaje. Para ello haremos uso del campo teórico de los Estudios Culturales. Un estudio que elija, o se sitúe en este campo teórico, debe problematizar las formas de concebir lo real, es decir, cuestionar las verdades producidas por los discursos. Se intensificó el ingreso de libros de literatura infantil a las aulas a través de programas como el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD), el Programa Biblioteca Nacional en la Escuela (PNBE) y el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC). Estos programas ayudan en la formación inicial del lector, presentando el mundo de las letras, con temas cercanos a la vida cotidiana de los niños, de modo que se agudiza la curiosidad y se despierta la imaginación, fomentando la lectura. Demostrando que el uso del texto en el aula no debe ser un pretexto, el texto en sí tiene una funcionalidad y la enseñanza debe partir de esta premisa. ...
En
Revista temas em educação. Vol. 32, n. 1 (2023), p. 1-23, e-rte321202315
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42353)Ciencias Humanas (7339)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
