Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Nathalia Scheuermann dospt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T06:58:29Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1518-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290482pt_BR
dc.description.abstractO artigo é decorrente de pesquisa que, a partir dos Estudos Sociais da Infância em articulação com contribuições do campo da arte contemporânea, tem como objetivo analisar possibilidades envolvendo a arte contemporânea e a Educação Infantil, consoante o trabalho de Abad Molina e Ruiz de Velasco Gálvez (2011; 2019). Trata-se de um estudo bibliográfico cujo foco de análise é o conceito de instalação de jogo e seus desdobramentos. A partir da análise do conteúdo de Bardin (2016), o artigo constitui-se por trêsunidades de análise: 1 -As instalações de jogo segundo a perspectiva de trabalho de Mariana Mucci, María de los Ángeles Arce e Paulina Lapolla; 2 -As instalações de jogo a partir do trabalho na formação inicial de professores; e 3 -Reverberações das instalações de jogo na pesquisa acadêmica com crianças. Assim, inferiu-se como diferentes possibilidades de trabalho com instalações podem oportunizar contextos de jogo e exploração, de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe article is the result of research that, based on Social Studies of Childhood in conjunction with contributions from the field of contemporary art, aims to analyze possibilities involving contemporary art and Early Childhood Education, in line with the work of Abad Molina and Ruiz de Velasco Gálvez (2011; 2019). It is a bibliographical study whose focus of analysis is the concept of game installation and its development. Based on Bardin's (2016) content analysis, the article consists of three units of analysis: 1 -Play installations from the perspective of the work of Mariana Mucci, María de los Ángeles Arce and Paulina Lapolla; 2 -Play installations based on work in initial teacher training; and 3 -Reverberations of play installations in academic research with children. It was thus inferred how different possibilities for working with installations can provide contexts for play and exploration, the production of games and performances by children.en
dc.description.abstractEl artículo es el resultado de una investigación que, partiendo de los Estudios Sociales de la Infancia en conjunción con aportaciones del campo del arte contemporáneo,pretende analizar las posibilidades que implican el arte contemporáneo y la Educación Infantil, en línea con los trabajos de Abad Molina y Ruiz de Velasco Gálvez (2011; 2019). Se trata de un estudio bibliográfico cuyo foco de análisis es el concepto de instalación de juego y sus desarrollos. Así, a partir del análisis de contenido de Bardin (2016), el artículo consta de tres unidades de análisis: 1 -Instalaciones de juego desde la perspectiva del trabajo de Mariana Mucci, María de los Ángeles Arce y Paulina Lapolla; 2 -Instalaciones de juego a partir del trabajo en la formación inicial docente; y 3 -Reverberaciones de las instalaciones de juego en la investigación académica con niños. De este modo, se infirió cómo las diferentes posibilidades de trabajo con instalaciones pueden proporcionar contextos para el juego y la exploración, la producción de juegos y actuaciones por parte de los niños.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOlhar de professor. Ponta Grossa, PR. Vol. 28, e-24362.003 (2025), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectInstallationsen
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectArte contemporáneoes
dc.subjectInstalacioneses
dc.titleArte contemporânea e instalações de jogo : uma revisão teóricapt_BR
dc.title.alternativeContemporary art and play installations : a theoretical reviewen
dc.title.alternativeArte contemporáneo e instalaciones de juego : una revisión teóricaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001244440pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples