Serviços e programas de saúde mental discente : acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informaçõe ...
Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso às informações. Foram escolhidas 11 universidades federais da região sul do Brasil por amostra de conveniência, sendo uma pesquisa qualitativa onde foi utilizado o método descritivo e interpretativo com o auxílio da etnografia virtual para construção dos dados. Ao longo da pesquisa, percebeu-se uma dificuldade em encontrar informações sobre suporte à saúde mental e informações completas sobre os serviços estudados. Durante o estudo houve o questionamento sobre a necessidade de pensar a saúde mental discente além do viés biomédico centralizado em dificuldades cognitivas e/ou possíveis adoecimentos no meio acadêmico. Existe uma urgência de criar propostas de prevenção e promoção à saúde mental universitária ampliando os campos de atuação do psicólogo escolar. ...
Abstract
The institutional websites of universities are important tools for students to access information regarding the institution. It is expected that the information distributed on the sites is easily accessible and contains complete information. Care for students' mental health is considered a very important subject, but little explored and/or invested. This study aims to problematize and discuss the student mental health services found through the information presented on the institutional website ...
The institutional websites of universities are important tools for students to access information regarding the institution. It is expected that the information distributed on the sites is easily accessible and contains complete information. Care for students' mental health is considered a very important subject, but little explored and/or invested. This study aims to problematize and discuss the student mental health services found through the information presented on the institutional websites of universities and to evaluate the ease of access to information. Eleven federal universities in the southern region of Brazil were chosen by convenience sample, being a qualitative research where the descriptive and interpretive method was used with the help of virtual ethnography for data construction. Throughout the research, it was noticed a difficulty in finding information about mental health support and complete information about the services studied. During the study, there was a question about the need to think about student mental health beyond the biomedical bias centered on cognitive difficulties and/or possible illnesses in the academic environment. There is an urgent need to create proposals for prevention and promotion of university mental health, expanding the fields of action of school psychologists. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
