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dc.contributor.authorAmoretti, Maria Suzana Marcpt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2011-05-18T05:59:56Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29044pt_BR
dc.description.abstractEste artigo procura mostrar a importância actante semiótico chamado de Observador para a concepção, construção, análise e uso de ambientes da realidade virtual. A identificação da tipologia. A identificação da tipologia do Observador empregada permite delinear estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos cognitivos que se quer atingir, através da maior e menor imersão - relação subjetiva de “ estar dentro “ de um cenário virtual- dos alunos, possíveis usuários modelo que, através da percepção situada dos esquemas mentais desencadeados por ela, poderão estabelecer relações subjetivas com o ambiente virtual identificando os diferentes graus de adesão com o Observador. A imersão nos mundos virtuais acontecerá conforme o grau de presença do Observador nestes ambientes.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to integrate visual semiotics methodology for virtual really environment construction and analysis , making them rich and convenient for student – possible models – of users through adiancial subject named observer, as a cognitive and pedagogical strategy. The identification of de Observe’s typology allows to the professional of virtual reality to create adequate pedagogical strategies intended to be reached , through the biggest or smallest students immersion. These students that will use the perception and the mental schemas provoked by the perception, will be able to establish relations with the virtual environment and identify different levels of adhesion in these virtual worlds will happen gradually according to the level of being present of the Observer in these environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 91-101pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectObserveren
dc.subjectCognitive sclenceen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectVirtual reallityen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectImmerionen
dc.subjectSituaded perceptionen
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectCognitive strategyen
dc.subjectEnvironment cognitive dimensionen
dc.subjectInformatic on educationen
dc.titlePresença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observadorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000328775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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