Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observador
dc.contributor.author | Amoretti, Maria Suzana Marc | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-18T05:59:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29044 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo procura mostrar a importância actante semiótico chamado de Observador para a concepção, construção, análise e uso de ambientes da realidade virtual. A identificação da tipologia. A identificação da tipologia do Observador empregada permite delinear estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos cognitivos que se quer atingir, através da maior e menor imersão - relação subjetiva de “ estar dentro “ de um cenário virtual- dos alunos, possíveis usuários modelo que, através da percepção situada dos esquemas mentais desencadeados por ela, poderão estabelecer relações subjetivas com o ambiente virtual identificando os diferentes graus de adesão com o Observador. A imersão nos mundos virtuais acontecerá conforme o grau de presença do Observador nestes ambientes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to integrate visual semiotics methodology for virtual really environment construction and analysis , making them rich and convenient for student – possible models – of users through adiancial subject named observer, as a cognitive and pedagogical strategy. The identification of de Observe’s typology allows to the professional of virtual reality to create adequate pedagogical strategies intended to be reached , through the biggest or smallest students immersion. These students that will use the perception and the mental schemas provoked by the perception, will be able to establish relations with the virtual environment and identify different levels of adhesion in these virtual worlds will happen gradually according to the level of being present of the Observer in these environments. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 91-101 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Observer | en |
dc.subject | Cognitive sclence | en |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | en |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Virtual reallity | en |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Immerion | en |
dc.subject | Situaded perception | en |
dc.subject | Visual perception | en |
dc.subject | Cognitive strategy | en |
dc.subject | Environment cognitive dimension | en |
dc.subject | Informatic on education | en |
dc.title | Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observador | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000328775 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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