Percepção dos consumidores brasileiros sobre a marca dos produtos alimentícios que contenham o selo de rotulagem nutricional frontal nas embalagens após implementação da Resolução N° 429
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como base a resolução de diretoria colegiada - RDC N°429, de 8 de outubro de 2020, que trata sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Mais especificamente sobre o capítulo III que trata sobre a rotulagem nutricional frontal. O selo de rotulagem nutricional frontal é um selo que obrigatoriamente aparece em tamanho médio em cores preta e branca na frente da embalagem do alimento quando ele excede os limites de valor de nutrientes críticos, que são o açúcar, g ...
O presente trabalho tem como base a resolução de diretoria colegiada - RDC N°429, de 8 de outubro de 2020, que trata sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Mais especificamente sobre o capítulo III que trata sobre a rotulagem nutricional frontal. O selo de rotulagem nutricional frontal é um selo que obrigatoriamente aparece em tamanho médio em cores preta e branca na frente da embalagem do alimento quando ele excede os limites de valor de nutrientes críticos, que são o açúcar, gordura saturada e sódio, sendo que o selo RNF (rotulagem nutricional frontal) adotado pelo Brasil é em formato de lupa. O objetivo do presente trabalho foi entender qual a percepção dos consumidores Brasileiros sobre a marca de produtos alimentícios que contenham o selo de rotulagem de alto teor nas embalagens após implementação. A coleta foi feita através de um quase experimento com questionário para duas amostras, para uma amostra foi apresentada uma embalagem com RNF, e para outra amostra a embalagem sem a RNF. A pesquisa revelou que o impacto sobre a marca foi visto em alguns quesitos, tanto para a embalagem com a RNF quanto a embalagem sem o selo. Questões como risco para a saúde e qualidade do alimento foram associados positivamente com a marca do produto sem o selo. Enquanto que a ética, responsabilidade social, conexão, satisfação com a marca e comportamento seguro de alimentação foram associadas positivamente com a marca do produto com o selo. ...
Abstract
This work is based on the collegiate board resolution - RDC No. 429, of October 8, 2020, which deals with the nutritional labeling of packaged foods. More specifically, on chapter III, which deals with front-of-pack nutritional labeling. The front-of-pack nutritional labeling seal is a seal that must appear in medium size in black and white on the front of the food packaging when it exceeds the value limits of critical nutrients, which are sugar, saturated fat, and sodium. The RNF (front-of-pac ...
This work is based on the collegiate board resolution - RDC No. 429, of October 8, 2020, which deals with the nutritional labeling of packaged foods. More specifically, on chapter III, which deals with front-of-pack nutritional labeling. The front-of-pack nutritional labeling seal is a seal that must appear in medium size in black and white on the front of the food packaging when it exceeds the value limits of critical nutrients, which are sugar, saturated fat, and sodium. The RNF (front-of-pack nutritional labeling) seal adopted by Brazil is in the shape of a magnifying glass. The objective of this work was to understand the perception of Brazilian consumers about the brand of food products that contain the high-content labeling seal on the packaging after implementation. The collection was done through a quasi-experiment with a questionnaire for two samples: one sample was presented with a package with RNF, and the other sample was presented with the package without the RNF. The research revealed that the impact on the brand was seen in some aspects, both for the packaging with the RNF seal and the packaging without the seal. Issues such as health risk and food quality were positively associated with the product brand without the seal. While ethics, social responsibility, connection, satisfaction with the brand and safe food behavior were positively associated with the product brand with the seal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3260)
Este item está licenciado na Creative Commons License
