Inclusão de pessoas autistas : uma análise com profissionais e RHS de empresas de TI
dc.contributor.advisor | Schröeder, Christine da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Pamyla Irulegui | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T06:56:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290408 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consistiu em explorar as percepções e conhecimentos de profissionais do setor de TI, bem como de profissionais de RH que atuam em empresas do setor, acerca dos desafios enfrentados por pessoas autistas em processos seletivos e a implementação de práticas inclusivas. A metodologia envolveu aplicação de questionário com questões abertas a 15 profissionais, prospectados via rede social LinkedIn, que atuam em diferentes segmentos de TI. Por questões de acessibilidade e conveniência, a maior parte dos respondentes atua em empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Apesar da crescente divulgação nas mídias atuais sobre o espectro autista, há uma falta significativa de conhecimento profundo sobre a condição. Dados da FADERS (2023) indicam que apenas 34,4% da população autista no Rio Grande do Sul com mais de 18 anos está empregada, com 88,27% fora das políticas de cotas. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que as organizações enfrentam desafios em criar ambientes de trabalho inclusivos e adaptados. A capacitação sobre comunicação e sensibilidades sensoriais é crucial, assim como a conscientização dos colegas para evitar preconceitos. Estratégias sugeridas incluem treinamentos, endomarketing, criação de vagas afirmativas e expansão da diversidade e inclusão. No entanto, há divergências sobre a melhor forma de implementação, variando entre consultorias especializadas e políticas institucionais. Nas considerações finais, por fim, concluiu-se que a inclusão de pessoas autistas no mercado de TI é alcançável com comprometimento e ações concretas. É necessário que as organizações estejam dispostas a investir em programas de sensibilização e treinamento sobre autismo desde o processo de recrutamento em seleção até a acomodação do profissional em sua área laboral. Desenvolver práticas inclusivas e criar ambientes de trabalho que valorizem a diversidade, beneficiando tanto profissionais com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quanto a inovação nas equipes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to explore the perceptions and knowledge of IT sector professionals, as well as HR professionals working in companies within the sector, regarding the challenges faced by autistic individuals in recruitment processes and the implementation of inclusive practices. The methodology involved administering a questionnaire with open-ended questions to 15 professionals, identified through the LinkedIn social network, who work in different IT segments. For accessibility and convenience reasons, most respondents work in companies in the Metropolitan Region of Porto Alegre (RS). Despite the increasing coverage in current media about the autism spectrum, there is a significant lack of deep understanding about the condition. Data from FADERS (2023) indicates that only 34.4% of the autistic population in Rio Grande do Sul over 18 years old is employed, with 88.27% outside the quota policies. The main results of the research show that organizations face challenges in creating inclusive and adapted work environments. Training on communication and sensory sensitivities is crucial, as well as raising colleagues' awareness to avoid prejudice. Suggested strategies include training sessions, internal marketing, the creation of affirmative job positions, and the expansion of diversity and inclusion efforts. However, there are disagreements on the best implementation methods, ranging from specialized consultancies to institutional policies. In the final considerations, it was concluded that the inclusion of autistic individuals in the IT market is achievable with commitment and concrete actions. Organizations need to be willing to invest in awareness and training programs about autism, from the recruitment process to the accommodation of the professional in their work area. Developing inclusive practices and creating work environments that value diversity benefits both professionals with Autism Spectrum Disorder (ASD) and innovation within teams. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Human resources | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Diversity | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas autistas : uma análise com profissionais e RHS de empresas de TI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001243960 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
