Mobilidade acadêmica internacional na perspectiva de estudantes de ensino superior do curso de Administração de Empresas da UFRGS
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca analisar a mobilidade acadêmica internacional sob a perspectiva dos estudantes do curso de Administração de Empresas da UFRGS. O estudo investiga os impactos dessa experiência na formação profissional dos alunos, explorando os benefícios, desafios e consequências da mobilidade acadêmica. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas 11 entrevistas qualitativas com egressos que participaram de programas de intercâmbio e se formaram nos últimos seis anos. Os dados cole ...
O presente trabalho busca analisar a mobilidade acadêmica internacional sob a perspectiva dos estudantes do curso de Administração de Empresas da UFRGS. O estudo investiga os impactos dessa experiência na formação profissional dos alunos, explorando os benefícios, desafios e consequências da mobilidade acadêmica. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas 11 entrevistas qualitativas com egressos que participaram de programas de intercâmbio e se formaram nos últimos seis anos. Os dados coletados foram analisados com base na literatura sobre internacionalização do ensino superior, desenvolvimento de habilidades interculturais, adaptação cultural e empregabilidade. Os resultados indicam que a mobilidade acadêmica contribui significativamente para o desenvolvimento de competências interculturais, aprimoramento de idiomas, autoconfiança e adaptabilidade dos estudantes. Os participantes relataram que a vivência internacional ampliou suas perspectivas culturais e profissionais, aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, também foram identificados desafios como barreiras linguísticas, dificuldades financeiras, problemas de saúde mental e a complexidade da readaptação cultural após o retorno. A análise destaca a importância do suporte institucional antes, durante e após a experiência de intercâmbio, sugerindo melhorias nas políticas de internacionalização para maximizar os benefícios da mobilidade acadêmica. O estudo conclui que, apesar dos desafios, a mobilidade acadêmica internacional é uma ferramenta valiosa para a formação de profissionais mais preparados e adaptáveis em um mercado de trabalho globalizado. ...
Abstract
This study aims to analyze international academic mobility from the perspective of students in the Business Administration program at UFRGS. The research investigates the impacts of this experience on students' professional development, exploring the benefits, challenges, and consequences of academic mobility. To achieve these objectives, 11 qualitative interviews were conducted with graduates who participated in exchange programs and graduated within the past six years. The collected data was ...
This study aims to analyze international academic mobility from the perspective of students in the Business Administration program at UFRGS. The research investigates the impacts of this experience on students' professional development, exploring the benefits, challenges, and consequences of academic mobility. To achieve these objectives, 11 qualitative interviews were conducted with graduates who participated in exchange programs and graduated within the past six years. The collected data was analyzed based on literature on higher education internationalization, development of intercultural skills, cultural adaptation, and employability. The results indicate that academic mobility significantly contributes to the development of intercultural competencies, language skills, self-confidence, and adaptability among students. Participants reported that international experiences broadened their cultural and professional perspectives, enhancing their career opportunities. However, challenges such as language barriers, financial difficulties, mental health issues, and the complexity of cultural readaptation upon return were also identified. The analysis underscores the importance of institutional support before, during, and after the exchange experience, suggesting improvements in internationalization policies to maximize the benefits of academic mobility. The study concludes that, despite the challenges, international academic mobility is a valuable tool for shaping more prepared and adaptable professionals in a global job market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3260)
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