Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCarbonai, Davidept_BR
dc.contributor.authorLima, Vinicius Costa dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T06:56:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290392pt_BR
dc.description.abstractCom os avanços tecnológicos, as organizações precisam cada vez mais se adaptar às constantes mudanças de seus sistemas e estruturas para se manterem competitivas. Essas mudanças são cada vez mais frequentes nos ambientes organizacionais. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar e compreender quais foram os principais fatores que levaram os colaboradores a resistir à implementação de uma nova tecnologia, em um setor de televendas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, em que foram entrevistados os principais atores que participaram ativamente da implementação. Os depoimentos foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que o planejamento das ações, assim como a falta de acompanhamento recorrente dos resultados das ações, foram fundamentais para que o processo de mudança não obtivesse o êxito esperado. Com a pesquisa, os principais desafios identificados estão relacionados à resistência à mudança, comunicação e engajamento. Entretanto, a pesquisa também aponta que a organização não realizou treinamentos adequados e não preparou os colaboradores para a futura mudança. A sonegação desses fatos junto a falta de um sentimento de pertencimento, foram responsáveis por exasperar grande parte dos impactos organizacionais. A partir das entrevistas realizadas, também foi possível identificar e caracterizar os benefícios e malefícios da ferramenta no decorrer do processo. De acordo com os resultados, a falta de um acompanhamento ativo e de uma preparação adequada durante todo o processo de mudança, foi essencial para a falha na implementação.pt_BR
dc.description.abstractWith technological advances, organizations increasingly need to adapt to constant changes in their systems and structures to remain competitive. These changes are increasingly frequent in organizational environments. In this context, this work aims to investigate and understand the main factors that led employees to resist the implementation of a new technology in a telesales sector. To this end, qualitative research of an exploratory nature was carried out, in which the main actors who actively participated in the implementation were interviewed. The statements were analyzed based on the content analysis technique. The research results indicate that the planning of actions, as well as the lack of recurring monitoring of the results of the actions, were fundamental for the change process not to be as successful as expected. With the research, the main challenges identified are related to resistance to change, communication and engagement. However, the research also points out that the organization did not carry out adequate training and did not prepare employees for the future change. The withholding of these facts, together with the lack of a feeling of belonging, were responsible for exasperating a large part of the organizational impacts. From the interviews carried out, it was also possible to identify and characterize the benefits and harms of the tool throughout the process. According to the results, the lack of active monitoring and adequate preparation throughout the change process was essential for the implementation failure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectResistance to changeen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectResistência à mudançapt_BR
dc.subjectCustomer relationship managementen
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleResistência à mudança : como minimizar a resistência no processo de implementação de novas tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243930pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem