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dc.contributor.authorRösing, Cassiano Kuchenbeckerpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Trevisan dapt_BR
dc.contributor.authorDeon, Patrícia Reginapt_BR
dc.contributor.authorOppermann, Rui Vicentept_BR
dc.contributor.authorGjermo, P.E.pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T06:58:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289883pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi avaliar quarto currículos odontológicos (dois no Brasil e dois na Noruega), baseado em satisfação de estudantes e professores. Questionários estruturados foram confeccionados. Essa pesquisa foi realizada durante uma mudança curricular de uma abordagem tradicional (orientada por disciplina) para uma forma integrada, com aprendizado baseado no problema. Ambos os currículos brasileiros eram tradicionais. Vinte e dois alunos do currículo ântico (UiO-antigo) e 17 estudantes do novo currículo em Oslo (UiOnovo) e 25 alunos de cada universidade brasileira (UFRGS e ULBRA) foram incluídos. Líderes de disciplinas nas Universidades também participaram (UiO, n = 17, UFRGS, n = 10, ULBRA, n = 13). A maioria dos alunos e professores tiveram a opinião de que seu currículo habilita os dentistas para trabalhar combinadamente em práticas públicas e privadas, em todo o mundo. Independentemente do currículo, os alunos apontaram dúvidas sobre sua competência em realizar próteses fixas amplas, orthodontia complexa, colocação e manutenção de implantes, tratamento de desordens crânio-faciais e planejamento de programas de saúde pública. A avaliação da qualidade do ensino teórico e clínico revelou que a maioria dos estudantes está satisfeita. Como avaliação geral, uma EVA (escala visual analógicafoi aplicada para avaliar satisfação de alunos e professores. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas (ANOVA, α= 0.05) entre estudantes (7.12, 7.36, 6.8 and 6.8) para UiO-antigo, UiO-novo, UFRGS e ULBRA, respectivamente. Pode-se concluir que algumas diferenças culturais puderam ser detectadas entre Noruega e Brasil, e que professorees que estavam vivenciando a alteração curricular apresentaram maior satisfação com a nova abordagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 88-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAvaliação de 4 currículos de Odontologia baseada em expectativas e satisfação de alunos : relato de experiências norueguesa e brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000794523pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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