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dc.contributor.advisorZingano, Andre Cezarpt_BR
dc.contributor.authorDiogo, Emerson de Sennapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T06:57:07Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289674pt_BR
dc.description.abstractA atividade de mineração baseia-se na operação sobre maciços rochosos. Portanto, é vital para a segurança da operação que haja um mapeamento geomecânico nas minas. Tradicionalmente, essa técnica de mapeamento é realizada de forma manual, o que expõe os trabalhadores a maiores riscos. O surgimento e a expansão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) trouxeram benefícios significativos, como a redução de custos, o aumento da quantidade de informações e uma maior segurança para o mapeamento geotécnico, além de diminuir o tempo necessário para a coleta de dados. Entretanto, a distância do talude e a qualidade das informações são fatores importantes para definir a escala de trabalho e os objetivos a serem alcançados. O objetivo desta dissertação é entender o efeito da escala que os drones proporcionam na análise das descontinuidades em escavações a céu aberto, utilizando essa tecnologia. A metodologia deste trabalho consiste na realização de um voo livre de VANTs em um talude de cava, em dois alcances diferentes, com fotografias oblíquas para capturar detalhes da massa rochosa. Esses dados serão processados para gerar um modelo tridimensional e uma nuvem de pontos coloridos, utilizando a técnica Structure-from-Motion (SfM). Em seguida, os dados serão importados para o software de mapeamento de descontinuidades da empresa Datamine Sirovision®, permitindo uma análise semi-exaustiva da população de estruturas do maciço. Isso possibilitará a comparação entre as duas posições, a fim de identificar a qualidade e a quantidade do mapeamento. A partir das análises, foi possível estabelecer uma relação entre o tempo de voo, o tempo de processamento e a influência no resultado do mapeamento, relacionando o GSD (Ground Sample Distance) e a distância do taludept_BR
dc.description.abstractMining activities are based on operations over rock masses. Therefore, it is vital for the safety of the operation to have geomechanical mapping in mining operations. Traditionally, this mapping technique is performed manually, which exposes workers to greater risks. The emergence and expansion of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) have brought significant benefits, such as cost reduction, increased information, and greater safety for geotechnical mapping, as well as a decrease in the time required for data collection.However, the distance from the slope and the quality of the information are important factors in defining the scale of work and the objectives to be achieved. The aim of this dissertation is to understand the effect of scale that drones provide in analyzing the discontinuities of open-pit excavations using this technology.The methodology of this work consists of conducting a free flight of UAVs over a slope in two different ranges, capturing oblique photographs to obtain details of the rock mass. These data will be processed to generate a three-dimensional model and a colored point cloud using the Structure-from-Motion (SfM) technique. Subsequently, the data will be imported into the discontinuity mapping software from Datamine Sirovision® to allow a semi-exhaustive analysis of the population of structures in the rock mass. This will enable a comparison between the two positions to identify the quality and quantity of the mapping. From the analyses, it will be possible to establish a relationship between flight time, processing time, and their influence on the mapping results, relating to the Ground Sample Distance (GSD) and the distance from the slopeen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotogrammetryen
dc.subjectLavra : Planejamentopt_BR
dc.subjectEstabilidade de taludespt_BR
dc.subjectGeomechanicsen
dc.subjectAerofotogrametriapt_BR
dc.subjectUAVen
dc.subjectVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.subjectSlope stabilityen
dc.titleFotogrametria digital aérea : o efeito da escala fotogramétrica no mapeamento geomecânicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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