Show simple item record

dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorTavares, Adams Henrique Friedemanpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T06:55:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289665pt_BR
dc.description.abstractA família desempenha papel fundamental no desenvolvimento humano em suas diversas dimensões. Um dos fatores constituintes do psiquismo infantil são os cuidados que inserem a criança no mundo simbólico da cultura da qual ela faz parte. Esse processo de socialização da criança, iniciado no ambiente familiar, é potencializado pelo ingresso dela na escola, uma vez que a educação não se restringe à tarefa do ensino, pois ela desempenha, conjuntamente à família, uma função civilizatória para o sujeito. No contexto do início da pandemia de COVID-19, em 2020, os estabelecimentos de ensino precisaram ser fechados, dificultando o acesso das crianças à educação. Além de afetar a educação formal, as medidas de distanciamento social impactaram também a dinâmica familiar, com repercussões no bemestar e na saúde mental de todos, em especial das mães que desempenham, ainda hoje, a principal função de cuidado parental. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar a experiência materna com a educação de filhos ingressantes no ensino fundamental durante a pandemia de COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso múltiplo, no qual foram entrevistadas cinco mães com filho que ingressou no Ensino Fundamental em escola pública de Porto Alegre ou região metropolitana, entre 2020 e 2021. Os dados foram analisados a partir da Análise Temática, que levou à construção de dois temas, A emergência da pandemia e A educação na pandemia, cada um com três subtemas. Os resultados evidenciaram o desamparo vivenciado pelas participantes diante de um contexto sobre o qual não tinham controle e onde foram desfeitos os limites entre as dimensões pessoal, parental e profissional da vida cotidiana. Os resultados apontaram ainda a sobrecarga das mães que passaram a desempenhar o papel de professora dos próprios filhos, impossibilitadas de recorrer integralmente ao conhecimento das educadoras, ocasionando sentimentos de angústia e impotência. A partir dos resultados, destaca-se a importância da atenção ao bem-estar e à saúde mental materna, bem como da escola enquanto local de desenvolvimento humano e amparo à família no processo de inserção social da criança.pt_BR
dc.description.abstractFamily plays a fundamental role in human development in its various dimensions. One of the constituent factors of the child's psyche is the care that inserts the child into the symbolic world of the culture of which he or she is a part. This process of socialization of the child, which begins in the family environment, is enhanced by the child's entry into school, since education is not restricted to the task of teaching, as it plays, along with the family, a civilizing function for the individual. In the context of the beginning of the COVID-19 pandemic, in 2020, educational establishments had to be closed, making it difficult for children to access education. In addition to affecting formal education, social distancing measures also impacted family dynamics, with repercussions on the well-being and mental health of everyone, especially mothers, who still perform the main role of parental care today. Thus, the objective of the present study was to investigate the maternal experience with the education of children entering elementary school during the COVID-19 pandemic. To this end, a multiple case study was conducted, in which five mothers whose children entered elementary school in a public school in Porto Alegre or its metropolitan region were interviewed between 2020 and 2021. The data were analyzed using Thematic Analysis, which led to the construction of two themes, The emergence of the pandemic and Education in the pandemic, each with three subthemes. The results highlighted the helplessness experienced by the participants in a context over which they had no control and in which the boundaries between the personal, parental, and professional dimensions of daily life were blurred. The results also pointed to the overload of mothers who began to play the role of teachers for their own children, unable to fully rely on the knowledge of educators, causing feelings of anguish and powerlessness. Based on the results, the importance of attention to maternal well-being and mental health stands out, as well as of school as a place of human development and support for the family in the process of the child's social integration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID-19en
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMotherhooden
dc.subjectFatores psicossociaispt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectMãe : Psicologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectFamilia e escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.titleA experiência materna com a educação de filhos ingressantes no ensino fundamental durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record