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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorCoester, Marcuspt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:24:37Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2892pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de estratégia empresarial para empresas brasileiras de tecnologia, focando a temática do ambiente nacional e da emergente competição globalizada. Embora o ambiente nacional seja importante para o desenvolvimento de qualquer indústria, as empresas de base tecnológica são significativamente mais dependentes e sensíveis a condições ambientais favoráveis. Fatores competitivos fundamentais estão ligados ao ambiente nacional e não dependem diretamente das empresas ou de suas estratégias particulares. Por outro lado, a administração estratégica pressupõe posicionamento pró-ativo, onde a empresa deve procurar influir sobre o seu futuro, inclusive com relação ao ambiente nacional. Neste âmbito, um dos maiores problemas para o posicionamento estratégico empresarial é a correta compreensão do ambiente nacional e dos crescentes desafios competitivos. Esta pesquisa visa abordar e explorar ações estratégicas do ponto de vista empresarial. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com estudo de múltiplos casos, realizada através de entrevistas em profundidade com altos executivos de empresas de tecnologia sediadas no Rio Grande do Sul. O trabalho indica que ainda não existe a necessária cooperação entre o governo e as empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico, empresarial e econômico do país. A interlocução do governo com a indústria é ineficiente e as empresas admitem falta de articulação e posicionamento, a partir de suas entidades de classe, resultando em políticas inadequadas. No âmbito da competição global, aparece muito clara a necessidade das empresas competirem no mercado internacional. Existem aspectos favoráveis, como custos competitivos, bom nível tecnológico, popularidade da Internet e vitalidade empresarial. Em contrapartida, aparece o desafio das grandes deficiências estruturais, como educação básica, tributação inadequada, altos custos financeiros, falta de mecanismos de fomento para o desenvolvimento tecnológico e uma cadeia produtiva limitada em muitos aspectos. Se a meta da sociedade for o desenvolvimento econômico e social, o conhecimento, a capacidade de inovar, a produtividade e o desenvolvimento tecnológico serão fatores indispensáveis. Cabe a esta sociedade organizar-se de forma competitiva e desenvolver suas empresas de tecnologia de padrão mundial. O caminho que parece viável, seguindo o exemplo de outros países, é a cooperação entre empresas, governo, universidades e comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is about strategy for technology companies in Brazil, focusing the national environment and the emerging global competition. National environment is important for any kind of industry; nevertheless technology intensive companies are particularly more sensitive and dependent on positive development conditions. Fundamental competitive conditions are tied to the national environment and are not dependent on the companies' particular strategies. On the other hand, one of the main aspects of modern strategic management is the vision of shaping the future and the environment. Considering this scenario, one of the major problems for strategic positioning is the knowledge about the National environment and the up-coming competitive challenges. The aim of this research is to assess company strategies, considering the importance of the national environment and global competition. The research was a exploratory multiple case study, carried out through interviews with top managers of technology companies based in Rio Grande do Sul. One important conclusions is the lack of cooperation between government and companies, to promote the technological, industrial and economical development. Additionally, the local companies admit a lack of organization of the industry and also in their representative associations, resulting in non effective policies. The need to compete globally is very clear to industry. There are many positive aspects, like competitive costs, technology level, popularity of the Internet and the enterprise drive of Brazilian companies. On the other hand there are some structure lacks like basic education, bad tax structure, not competitive financing and a limited supply chain. If the target of the society is economic and social development, than knowledge, innovation capacity, productivity and technology development are fundamental points. This society must organize itself in a competitive way, developing it's own world class technology companies. Following the sample of other countries, the feasible way seems to be the cooperation among government, companies, universities and community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopt_BR
dc.titleEstudo de ações estratégicas para empresas de base tecnológica no ambiente globalizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000327850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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