Show simple item record

dc.contributor.authorCassana, Mônica Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T06:52:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1677-9770pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288898pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, objetivamos analisar a escrita acadêmica do ponto de vista da Análise de Discurso materialista, fundamentada por Michel Pêcheux. A partir do referencial teórico consolidado na área, buscamos compreender como as noções de texto, escrita e autoria podem fundamentar o gesto analítico empreendido neste trabalho. O corpus de análise está composto por sequências discursivas recortadas de textos produzidos por alunos do primeiro semestre de um curso de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas. A partir da seleção dessas sequências, com base em um gesto de interpretação que articula o movimento pendular próprio da Análise de Discurso, demonstraremos como, a partir de uma regularidade, distintos saberes são linearizados, transparecendo um dizer autoritário que provoca um efeito de distanciamento entre sujeito e língua.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we aim to analyze academic writing from the point of view of materialist Discourse Analysis, grounded in the work of Michel Pêcheux. Based on the consolidated theoretical framework in the area, we seek to understand how the notions of text, writing and authorship can support the analytical gesture undertaken in this work. Our corpus of analysis is composed of discursive sequences extracted from texts produced by first-semester students of an undergraduate course in the field of Applied SocialSciences. Through the selection of these sequences, based on a gesture of interpretation that articulates the pendular movement inherent to Discourse Analysis, we will demonstrate how, through on a regularity, different forms of knowledge are linearized, revealing an authoritarian discourse that creates a sense of distance between subject and language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes de lingüística aplicada. Brasília, DF. Vol. 23, n. 2 (2024), DT10, p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectAcademic writingen
dc.titleDiscurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeDiscourse, authorship and effects of meaning in academic writing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243236pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record