O que é para elas incomoda : analisando a recepção da crítica especializada brasileira a obras audiovisuais feitas para e por mulheres, a partir das críticas ao filme “Barbie” (2023)
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga a recepção da crítica especializada, especificamente a brasileira, a obras audiovisuais feitas por e para mulheres, a partir da análise das críticas ao filme “Barbie” (2023), realizadas por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A pesquisa busca analisar a credibilidade de filmes voltados ao público feminino na indústria cinematográfica nacional, questionando como aspectos de gênero e representações culturais influenciam a recepção da crítica ...
Este trabalho investiga a recepção da crítica especializada, especificamente a brasileira, a obras audiovisuais feitas por e para mulheres, a partir da análise das críticas ao filme “Barbie” (2023), realizadas por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A pesquisa busca analisar a credibilidade de filmes voltados ao público feminino na indústria cinematográfica nacional, questionando como aspectos de gênero e representações culturais influenciam a recepção da crítica. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa revisou 15 críticas de membros da Abraccine, publicadas em jornais e revistas no ano de 2023, a fim de analisar seus discursos à luz de teorias feministas e estudos de gênero. A estrutura do trabalho contempla uma revisão teórica sobre a mulher no cinema, um panorama do feminismo no Brasil e uma análise das críticas selecionadas. Autores como Ann Kaplan (1995), Laura Mulvey (1983), Giselle Gubernikoff (2016) e Denilson Lopes (2006) embasam o estudo, que revela um padrão de resistência da crítica para com as obras femininas, apontando diferenças significativas entre avaliações de homens e mulheres. Conclui-se que ainda há desafios na legitimação do audiovisual feminino, refletindo desigualdades estruturais de gênero na crítica e na indústria cinematográfica. ...
Abstract
The present work investigates the Brazilian specialized critic’s reception to movies made by and for women, using the critics to the film Barbie (2023) made by the members of Abraccine as an analytical standpoint. The research intends to analyze the credibility of movies made for and by the female gaze in the Brazilian cinematic industry, while also questioning how matters of gender and cultural representation influence the critic’s reception. The study used a qualitative approach to gather a t ...
The present work investigates the Brazilian specialized critic’s reception to movies made by and for women, using the critics to the film Barbie (2023) made by the members of Abraccine as an analytical standpoint. The research intends to analyze the credibility of movies made for and by the female gaze in the Brazilian cinematic industry, while also questioning how matters of gender and cultural representation influence the critic’s reception. The study used a qualitative approach to gather a total of 15 critics made by Abraccine associates published in newspapers or magazines, using feminist theories and gender studies to better analyse the critics’ content. The structure of the study consists of a review on feminist film theories as well as a contextualization of feminism in Brazil and a survey of the selected critics. Authors such as Ann Kaplan (1995), Laura Mulvey (1983), Giselle Gubernikoff (2016) and Denilson Lopes (2006) underpin this research that reveals a pattern of critic’s resistance against female film whilst demonstrating significant differences on assessments made by women and men. The analysis confirms that there are still great challenges regarding the legitimization of female made movies, reflecting structural gender inequalities present in film critics and in the film industry as a whole. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
