O trabalho do/a assistente social nas emergências pediátricas : uma análise a partir da revisão bibliográfica do contexto de urgência e emergência
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, versa sobre o Trabalho do/a assistente social nas emergências pediátricas hospitalares, trazendo aspectos do contexto de trabalho, dos desafios e potencialidades da atuação neste espaço sócio-ocupacional, com base na experiência de estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre junho de 2022 e setembro de 2023. Foi realizada revisão bibliogr ...
Este trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, versa sobre o Trabalho do/a assistente social nas emergências pediátricas hospitalares, trazendo aspectos do contexto de trabalho, dos desafios e potencialidades da atuação neste espaço sócio-ocupacional, com base na experiência de estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre junho de 2022 e setembro de 2023. Foi realizada revisão bibliográfica, a partir da experiência acadêmica e da disciplina de Pesquisa em Serviço Social, que motivaram a exploração aprofundada da atuação dos assistentes sociais nesse contexto, dada a sua complexidade e especificidade. A análise bibliográfica destaca a importância do Serviço Social neste espaço sócio-ocupacional, no qual os profissionais atuam como mediadores entre os pacientes, as famílias e as equipes multiprofissionais, lidando com demandas complexas e buscando contribuir para a garantia da proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes. O trabalho disserta sobre a inserção histórica do Serviço Social na saúde, seus desafios atuais e a necessidade de uma atuação efetiva no contexto de emergências pediátricas, com o objetivo de contribuir para a produção teórica e prática na área. A inserção do Serviço Social no contexto hospitalar, especialmente na urgência e emergência pediátrica, evoluiu significativamente ao longo das décadas. Inicialmente, o conceito de saúde era centrado apenas na ausência de doenças, ignorando aspectos sociais importantes. A partir da década de 1940, o Serviço Social começou a se integrar aos hospitais no Brasil, com ênfase na assistência médica curativa e nos aspectos biopsicossociais da saúde. O marco da criação do SUS em 1988 foi crucial, promovendo a universalização e integralidade do acesso à saúde. A atuação dos/as assistentes sociais se expandiu para incluir a promoção da saúde e a prevenção, trabalhando em equipe multidisciplinar e intersetorial. No cenário contemporâneo, o trabalho dos/as assistentes sociais é vital para garantir a qualidade do atendimento, a articulação dos serviços de rede e a defesa dos direitos dos pacientes, considerando as particularidades do contexto de alta complexidade e urgência, como na emergência pediátrica. O trabalho profissional é fundamentado no Código de Ética Profissional, visando o cuidado integral e humanizado. A revisão bibliográfica foi realizada para cobrir uma gama mais ampla de fenômenos, utilizando periódicos da Capes e da Revista Serviço Social e Saúde da Unicamp. Foram empregados descritores como "emergência hospitalar", "direito da criança e do adolescente" e "integralidade em saúde" para identificar produções relevantes. O estudo, de natureza qualitativa e fundamentada no método materialista histórico e dialético de Marx, focou em produções teóricas do Serviço Social sobre a atuação nas emergências pediátricas hospitalares. A amostra incluiu artigos, teses e dissertações relacionadas ao trabalho dos assistentes sociais nesse contexto, enquanto foram excluídas produções de outras áreas e serviços pediátricos ambulatoriais. Por fim, a análise dos dados buscou compreender e analisar as categorias do estudo, para ampliar o conhecimento sobre o tema, revelando uma escassa produção do Serviço Social comparada a outras áreas como Medicina e Enfermagem. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Serviço Social.
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