Culturas juvenis e experiência social : modos de ser jovem na periferia
Fecha
2011Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
A dissertação objetiva compreender e analisar culturas juvenis constituídas por jovens moradores de uma periferia de Porto Alegre/RS e que participam de projetos da CUFA. Concebe que suas práticas culturais são empreendidas como experiências significativas no âmbito do processo de socialização. A periferia é entendida como espaço que circunscreve relações sociais, influencia formas de viver a condição juvenil e de construir estilos e práticas culturais. Os jovens constroem, a partir de múltiplo ...
A dissertação objetiva compreender e analisar culturas juvenis constituídas por jovens moradores de uma periferia de Porto Alegre/RS e que participam de projetos da CUFA. Concebe que suas práticas culturais são empreendidas como experiências significativas no âmbito do processo de socialização. A periferia é entendida como espaço que circunscreve relações sociais, influencia formas de viver a condição juvenil e de construir estilos e práticas culturais. Os jovens constroem, a partir de múltiplos processos de identização, culturas juvenis, compreendidas como expressões coletivas que traduzem distintos estilos de vida. Além disso, busca apreender estas experiências sociais como constituintes do processo de socialização dos jovens na contemporaneidade, sendo instâncias de produção de diferentes formas de inserção social, valorizando sua dimensão educativa. Para este fim, toma como ponto de partida o cotidiano dos jovens, as distintas redes de relações e significações que os circunscrevem no espaço social onde vivem. Os jovens constroem redes de sociabilidades nas quais (re)significam suas ações cotidianas. No curso de suas interações, produzem distintas formas sociais de ser e estar. O estudo resulta de um processo de investigação empírica de cunho qualitativo, realizada junto a jovens moradores de uma periferia, envolvidos nas ações empreendidas pela CUFA – Central Única das Favelas – no Morro Santa Teresa, em Porto Alegre/RS, organização que é referência de encontro destes indivíduos. Faz-se acompanhar de autores referenciais Alberto Melucci, José Machado Pais, Carles Feixa, Juarez Dayrell, Marilia Sposito e François Dubet, que contribuem para a reflexão de conceitos essenciais a este estudo, como o de juventude, culturas juvenis, sociologia da experiência (processos de socialização e experiência social), produção de identidades e modos de ser entre outros. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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