Show simple item record

dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Alessandra Richterpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-01T06:44:46Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287946pt_BR
dc.description.abstractA Violência por Parceiro Íntimo (VPI) traz inúmeros impactos na saúde física e mental de estudantes universitários. O ingresso na vida adulta e o prosseguimento dos estudos no ensino superior são permeados por diversas mudanças, que podem tornar-se ainda mais estressoras quando vividas em conjunto com situação de VPI. O objetivo deste estudo foi identificar possíveis relações entre VPI, crenças legitimadoras de violência conjugal e esquemas iniciais desadaptativos. Acredita-se que os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e as crenças acerca da violência conjugal podem ajudar a compreender as experiências de VPI. Para avaliar essas associações, 163 estudantes universitários, com e sem vivência de VPI, responderam de forma online e anônima os seguintes instrumentos: questionário de dados sociodemográficos, Escala Tática de Conflitos (CTS2), questionário de esquemas de Young (YSQ-S3), Escala de Crenças sobre a Violência conjugal (E.C.V.C) e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). De um modo geral, os resultados mostraram que os níveis de violência física e psicológica, tanto sofrida quanto perpetrada, apresentaram correlações positivas com os esquemas iniciais desadaptativos, embora as correlações tenham sido baixas ou mesmo próximas a zero para alguns tipos de esquemas iniciais desadaptativos. Em relação às crenças legitimadoras de violência, observou-se uma associação positiva com todos os tipos de violência, tanto no que diz respeito às posições de vítima e perpetrador. Os resultados são discutidos à luz da literatura.pt_BR
dc.description.abstractIntimate Partner Violence (IPV) brings numerous impacts on the physical and mental health of college students. Transitioning into adulthood and continuing studies in higher education are marked by various changes, which can become even more stressful when experienced alongside situations of IPV. The aim of this study was to identify possible relationships between IPV, legitimizing beliefs of conjugal violence, and early maladaptive schemas. It is believed that Early Maladaptive Schemas (EMS) and beliefs about conjugal violence can help understand IPV experiences. To assess these associations, 163 college students, with and without experience of IPV, anonymously responded online to the following instruments: sociodemographic data questionnaire, Conflict Tactics Scale (CTS2), Young Schema Questionnaire (YSQ-S3), Beliefs about Conjugal Violence Scale (BCVS), and Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21). Overall, the results showed that levels of physical and psychological violence, both suffered and perpetrated, exhibited positive correlations with early maladaptive schemas, although the correlations were low or even close to zero for some types of early maladaptive schemas. Regarding legitimizing beliefs of violence, a positive association was observed with all types of violence, both regarding victim and perpetrator positions. The results are discussed in light of the literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntimate partner violenceen
dc.subjectViolência por parceiro íntimopt_BR
dc.subjectMaladaptive schemasen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectTerapia do esquemapt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleViolência por parceiro íntimo em universitários : relações com crenças legitimadoras de violência conjugal e esquemas iniciais desadaptativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001218291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record