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dc.contributor.advisorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Cristina Klein dopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-28T06:48:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287911pt_BR
dc.description.abstractAs pessoas em situação de rua constituem um grupo de vulneráveis e invisíveis que carregam consigo os estigmas da pobreza, uso de drogas lícitas e ilícitas, incapacidade para atividades laborais, entre outros. Enfrentam, também, a dificuldade de acesso aos serviços mais básicos, apesar das políticas públicas do país. Esse grupo populacional tem alta prevalência de doenças crônicas, saúde mental, histórico de abuso de álcool e outras drogas, bem como as doenças bucais que impactam na qualidade de vida e de saúde. O acesso à rede de serviços é um ponto importante para a discussão sobre o cuidado a esta população que com frequência utiliza serviços de urgência e emergência e sofre também pela falta de informação, preconceito e despreparo das equipes de saúde. Esta dissertação versa sobre o desenvolvimento e construção de um curso online, apoiado nas tecnologias de comunicação e informação com o objetivo de fornecer informações sobre a população em situação de rua às equipes de saúde bucal da atenção primária, abrangendo aspectos importantes para a qualificação do cuidado. O texto apresenta um estudo descritivo para o desenvolvimento de um curso de qualificação para profissionais de saúde bucal para atender a população em situação de rua com a contextualização da realidade, apoiado em experiências profissionais e na literatura sobre o cuidado com o tema. Partiu-se da curadoria de conteúdo para o curso na modalidade a distância, com desenvolvimento dos conteúdos e produção do material para disponibilizar como ferramenta de educação para estudantes de graduação, pós-graduação de odontologia e trabalhadores das equipes de saúde bucal do SUS. Ao longo do texto propõe-se a discussão sobre o potencial do uso de um ambiente virtual de aprendizagem como possibilidade de educação em saúde, bem como o desenvolvimento e apresentação de instrumento de avaliação do curso EaD de qualificação da abordagem e do cuidado às pessoas em situação de rua. Ao final, buscou- se apresentar fragilidades e potencialidades da realização de um curso para profissionais de saúde bucal na modalidade à distância, destacando possibilidades de aperfeiçoamento na organização do curso e da qualificação profissional e para estudantes.pt_BR
dc.description.abstractHomeless people are a vulnerable and invisible group that carries with it the stigmas of poverty, use of legal and illegal drugs, inability to perform work activities, among others. They also face difficulty in accessing the most basic services, despite the country's public policies. This population group has a high prevalence of chronic diseases, mental health, a history of alcohol and other drug abuse, as well as oral diseases that impact their quality of life and health. Access to the service network is an important point for the discussion about care for this population that frequently uses emergency services and also suffers from a lack of information, prejudice and unpreparedness of health teams. This dissertation deals with the development and construction of an online course, supported by communication and information technologies, with the objective of providing information about the homeless population to primary care oral health teams, covering important aspects for the qualification of care. The text presents the methodology and structure of a training course for oral health professionals to serve the homeless population, contextualizing the reality, supported by professional experiences and literature on care for the subject. The content curation for the distance learning course was started, with the development of the content and production of the material to be made available as an educational tool for undergraduate and graduate dentistry students and workers in the oral health teams of the SUS. Throughout the text, the discussion is proposed on the potential of using a virtual learning environment as a possibility for health education, as well as the development and presentation of an evaluation instrument for the distance learning course to qualify the approach and care for homeless people. Finally, the aim was to present weaknesses and potentialities of carrying out a course for oral health professionals in the distance learning modality, highlighting possibilities for improvement in the organization of the course and in the professional and student qualification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHomeless populationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPessoas mal alojadaspt_BR
dc.subjectOral healthen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titlePopulação em situação de rua : produção de material educativo para o cuidado em saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001218656pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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