(mEU) Diário Cartográfico : percorrendo a formação docente e mapeando trajetórias com a EJA no ensino de Artes Visuais
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho aborda a temática de processos de subjetivação através da construção de diários de artistas e mapeamentos cartográficos afetivos, envolvendo professores e alunos. A temática é explorada a partir da experiência docente da autora, durante o estágio obrigatório na etapa de Ensino Médio, realizada no contexto da EJA - Educação de Jovens e Adultos - da rede estadual de Porto Alegre. No trabalho com atenção ao processo de formação docente, muito intenso neste momento e no contexto ...
O presente trabalho aborda a temática de processos de subjetivação através da construção de diários de artistas e mapeamentos cartográficos afetivos, envolvendo professores e alunos. A temática é explorada a partir da experiência docente da autora, durante o estágio obrigatório na etapa de Ensino Médio, realizada no contexto da EJA - Educação de Jovens e Adultos - da rede estadual de Porto Alegre. No trabalho com atenção ao processo de formação docente, muito intenso neste momento e no contexto da graduação da Licenciatura em Artes Visuais, busca-se, por meio do método da cartografia, analisar o potencial das aulas das aulas de Artes em contribuir no processo de subjetivação dos alunos e professores através das interações e atividades propostas em sala de aula, ponderando a respeito dos caminhos que percorremos em nossas vidas e que nos constroem. Os principais conceitos abordados na pesquisa são: subjetividade, subjetivação, diários de artista e cartografia. Propõe-se, também, a reflexão sobre as trajetórias entrelaçadas entre os professores e alunos no decorrer das aulas de artes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
