De Capitão Nascimento a Jair Bolsonaro : sintomas do fascismo no cinema brasileiro 2007-2018
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa identifica os sintomas do ideário fascista que estavam presentes na sociedade brasileira nos anos anteriores à ascensão de Jair Bolsonaro ao poder e que se tornaram visíveis a partir dos filmes produzidos nesse período. Estão sendo considerados os longasmetragens lançados de 2007 (ano de Tropa de Elite, de José Padilha) até 2018 (ano da chegada de Bolsonaro à Presidência da República). Partindo das discussões de DidiHuberman (2018), Kracauer (1997), Racière (2009) e Williams (1992 ...
Esta pesquisa identifica os sintomas do ideário fascista que estavam presentes na sociedade brasileira nos anos anteriores à ascensão de Jair Bolsonaro ao poder e que se tornaram visíveis a partir dos filmes produzidos nesse período. Estão sendo considerados os longasmetragens lançados de 2007 (ano de Tropa de Elite, de José Padilha) até 2018 (ano da chegada de Bolsonaro à Presidência da República). Partindo das discussões de DidiHuberman (2018), Kracauer (1997), Racière (2009) e Williams (1992) e com inspiração nos estudos de Carroll (1998), Eisner (2013) e Kracauer (1988), a pesquisa tem como pressuposto que a linguagem do cinema captura sentimentos que estão presentes na sociedade, porém nem sempre se mostram visíveis, permanecendo ocultos em camadas abaixo da dimensão da consciência social. Ao desvelá-los, os filmes tornam-se agentes da cultura nessa sociedade, em um processo de revelação e também legitimação daquilo que revelam. Características associadas ao autoritarismo fascista segundo autores como Adorno (2019), Eatwell (2003), Griffin (2008), Paxton (2007) e Payne (1980) são cruzadas com características sociopolíticas da identidade nacional segundo Holanda (1995), Dunker (2015), Kehl (2020), Sodré (2023) e Souza, J. (2017) e do bolsonarismo segundo Cassimiro & Lynch (2022), Gallego (2018), Messenberg (2017), Nobre (2022) Nunes (2022) e Rocha (2021) para, posteriormente, serem identificadas nos filmes. A metodologia utilizada é inspirada no princípio de constelação formulado por Benjamim (1984) e desenvolvido por seus comentadores e Adorno (2009), com a formação de três coleções, dentro das quais os longas-metragens do corpus são aproximados conforme os sintomas que manifestam. Demonstradas em análise textual e também com a apresentação de imagens das coleções formadas, as aproximações revelam múltiplas figuras de ressentimento, ódio e violência, desejo apolítico e antissistêmico, vitimismo, falta de perspectivas, inadequação e opressão, rejeição agressiva à ascensão de pobres e minorias e alegorias representativas de uma significativa desestabilização social. ...
Abstract
This research identifies fascist’s symptoms that were present in brazilian society back in the years before Jair Bolsonaro’s rise to national power and became visible in the films produced during this period. The films released from 2007 (the year of José Padilha’s Elite Squad) untill 2018 (the year Bolsonaro won the presidential election) are taken to acount. Starting from discussions by Didi-Huberman (2018), Kracauer (1997), Rancière (2009) and Williams (1992) and inspired by the studies of C ...
This research identifies fascist’s symptoms that were present in brazilian society back in the years before Jair Bolsonaro’s rise to national power and became visible in the films produced during this period. The films released from 2007 (the year of José Padilha’s Elite Squad) untill 2018 (the year Bolsonaro won the presidential election) are taken to acount. Starting from discussions by Didi-Huberman (2018), Kracauer (1997), Rancière (2009) and Williams (1992) and inspired by the studies of Carroll (1998), Eisner (2013) and Kracauer (1988), the research assumes that the language of cinema captures feelings that are present in society although not always visual, remaining hidden in laywers below the dimension of social consciousness. When this happens, films become agents of culture in its society, in a process of revelation and also legitimization of what is revealed. Characteristics associated with fascist authoritarism according to authors such as Adorno (2019), Eatwell (2003), Griffin (2008), Paxton (2007) and Payne (1980) are combined with sociopolitical characteristics of brazilian identity according to Holanda (1995), Dunker (2015), Kehl (2020), Sodré (2023) and Souza, J. (2017) and combined with characteristics of bolsonarism according to Cassimiro & Lynch (2022), Gallego (2018), Messenberg (2017), Nobre (2022) Nunes (2022) and Rocha (2021) for, later, be identified in the films. The methodology used is inspired by the principle of constellation formulated by Benjamin (1984), developed by his comentators and Adorno (2009), with the conformation of film collections, within witch the films are connected in accordance with symptoms they reveal. Shown through textual analysis and also illustrative images of the collections, the connections revealed multiple figures of resentment, hate and violence, apolitical and antisystem desire, vistimism, lack of perspectives, inadequacy and oppression, aggressive rejection of the rise of poor and minorities and allegories representing a significant social destabilization. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6174)Comunicação e Informação (604)
Este item está licenciado na Creative Commons License
