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dc.contributor.advisorTavares, Anderson Rochapt_BR
dc.contributor.authorManzke, Henrique Borgespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T06:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287631pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a Monte Carlo Tree Search (MCTS) algorithm for the imperfect information card game of Hearts. The algorithm introduces a novel mechanism specifically tailored to Hearts to detect transpositions of information sets, grouping nodes that, despite having different card distributions, follow the same general strategy. This significantly reduces computational redundancy. Additionally, it applies probabilistic inference to estimate the opponent’s cards using historical data from thousands of self-play games, enabling more accurate predictions of hidden information. Experimental tests were conducted in a controlled environment to evaluate the impact of these enhancements on performance, and on the PlayOk website against experienced human players. The results demonstrate the algorithm’s high-level performance, with potential for future applications in competitive AI for imperfect-information games.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um algoritmo de Monte Carlo Tree Search (MCTS) para o jogo de cartas com informação imperfeita Hearts. O algoritmo introduz um mecanismo inovador, especificamente adaptado para Hearts, para detectar transposições de conjuntos de informação, agrupando nós que, apesar de possuírem distribuições de cartas diferentes, seguem a mesma estratégia geral. Isso reduz significativamente a redundância computacional. Além disso, aplica inferência probabilística para estimar as cartas dos oponentes usando dados históricos de milhares de jogos jogados contra si mesmo offline, permitindo previsões mais precisas sobre as informações ocultas. Testes experimentais foram conduzidos em um ambiente controlado para avaliar o impacto dessas melhorias no desempenho e no site PlayOk contra jogadores humanos experientes. Os resultados demonstram o desempenho em alto nível do algoritmo, com potencial para aplicações futuras em IA competitiva para jogos de informação imperfeita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectMonte carlo tree searchen
dc.subjectInferenciapt_BR
dc.subjectImperfect informationen
dc.subjectTranspositionsen
dc.subjectAlgorítmopt_BR
dc.subjectAprendizado por reforçopt_BR
dc.subjectHeartsen
dc.titleMonte carlo tree search with transposition detection and probabilistic inference for the card game of heartspt_BR
dc.title.alternativeMonte carlo tree search com detecção de transposições e inferência probabilística para o jogo de cartas copas pt
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241599pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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