Diário dos pomares : impressões, diálogos e sabores do setor educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
Fecha
2024Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho trata das experiências com arte contemporânea e com a paisagem natural do entorno da Sala dos Pomares, o usufruir do jardim como um lugar relacional, colaborativo e de perspectivas no programa educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. Para estabelecer conexões entre as coleções, os objetos, as imagens e a construção de conhecimentos produzidos pelos professores e estudantes, elaboramos objetivos, metas e processos didáticos para cada exposição. O museu e a escola no desempenho das ...
O trabalho trata das experiências com arte contemporânea e com a paisagem natural do entorno da Sala dos Pomares, o usufruir do jardim como um lugar relacional, colaborativo e de perspectivas no programa educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. Para estabelecer conexões entre as coleções, os objetos, as imagens e a construção de conhecimentos produzidos pelos professores e estudantes, elaboramos objetivos, metas e processos didáticos para cada exposição. O museu e a escola no desempenho das suas funções de educar e cuidar acolhem estudantes dos diferentes grupos sociais buscando construir métodos, estratégias e recursos de ensino que melhor atendam às suas características cognitivas e culturais. A observação amorosa como forma de conhecimento e de acesso ao mundo, uma sofisticação do olhar humano sobre si mesmo e sobre a paisagem circundante da Sala dos Pomares. A possibilidade de estabelecer diferentes diálogos entre arte e ciência nos leva até o jardim das maravilhas da natureza, para chegar a se interrogar sobre o momento de sua emergência socioambiental e sobre a maneira que temos de proceder a manutenção da vida. ...
Abstract
The work deals with the experiences with contemporary art and with the natural landscape around Sala dos Pomares, the use of the garden as a relational, collaborative and perspective place in the educational program of the Fundação Vera Chaves Barcellos. To establish connections between the collections, objects, images and the construction of knowledge produced by teachers and students, we elaborate objectives, goals and didactic processes for each exhibition. The museum and the school, in the ...
The work deals with the experiences with contemporary art and with the natural landscape around Sala dos Pomares, the use of the garden as a relational, collaborative and perspective place in the educational program of the Fundação Vera Chaves Barcellos. To establish connections between the collections, objects, images and the construction of knowledge produced by teachers and students, we elaborate objectives, goals and didactic processes for each exhibition. The museum and the school, in the performance of their functions of educating and caring, welcome students from different social groups, seeking to build teaching methods, strategies and resources that best meet their cognitive and cultural characteristics. Loving observation as a form of knowledge and access to the world, a sophistication of the human gaze on oneself and on the surrounding landscape of Sala dos Pomares. The possibility of establishing different dialogues between art and science takes us to the garden of wonders of nature, to come to question the moment of its socio- environmental emergence and the way we have to proceed with the maintenance of life. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38127)Tesinas Artes Visuales (694)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
