Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBatista, William Centenaropt_BR
dc.contributor.authorPereira, Pedro Francispt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T06:51:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287472pt_BR
dc.description.abstractA experimentação no Ensino de Física (EF), frequentemente, apresenta-se como uma alternativa para contextualizar os fenômenos físicos e motivar os alunos. Neste trabalho, relatamos uma atividade experimental proposta para uma turma de ensino médio, baseada no referencial teórico Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), associado à reprodução de experimentos de baixo custo. Nesse contexto, apresentamos a questão: “Como evidenciar a diferença na eficiência energética de diferentes tipos de lâmpadas?”. Para analisar essa problemática, foi construído um aparato experimental capaz de estimar e comparar o desperdício de energia de diferentes lâmpadas, utilizando os conceitos físicos de calor e calor específico. A realização do experimento revelou potenciais de aprendizagem, em especial, o interesse de alguns alunos na diversidade de lâmpadas disponíveis no mercado e sua conexão entre a geração de energia luminosa e desperdício energético.pt_BR
dc.description.abstractExperimentation in Physics Teaching (PE) is often presented as an alternative to contextualize physical phenomena and motivate students. In this work we report an experimental activity proposed for a high school class, based on the theoretical framework Science, Technology and Society (STS), associated with the reproduction of low-cost experiments. In this context, we have presented the question: “How to show the difference in energy efficiency of different types of lamps?”. To analyze this issue, an experimental apparatus capable of estimating and comparing the energy waste of different types of lamps was built, using the physical concepts of heat and specific heat. Carrying out the experiment revealed learning potential, in particular, the interest of somestudents in the diversity of lamps available on the market and their connection between the generation of light energy and energy waste.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 4 (2023), p. 562-572pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics experiments in High Schoolen
dc.subjectLow cost Physics laboratoryen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectIncandescent lampen
dc.subjectLED lampen
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectEnergy wasteen
dc.subjectLampadaspt_BR
dc.subjectHeaten
dc.subjectSpecific heaten
dc.subjectScience, Technology and Society (STS)en
dc.titleLâmpada incandescente x lâmpada led : uma discussão CTS sobre a proibição da venda das lâmpadas incandescentes no Brasil por meio de um experimentopt_BR
dc.title.alternativeIncandescent lamp X LED lamp : a STS discussion about the prohibition of the sale of incandescent lamps in Brazil through an experimenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001241401pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem