Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Daniel de Jesus Melo dospt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Henrique da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRoso, Caetano Castropt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T06:51:29Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287459pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa teve o objetivo de identificar como é tratada, e discutida, a inserção das tecnologias digitais nos cursos de licenciatura em Física e Química, por um estudo bibliográfico desenvolvido por professores e pesquisadores brasileiros. Nesse contexto, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: quais as contribuições para a formação do professor de Física e Química das questões relacionadas às tecnologias digitais nos cursos de licenciatura em Física e Química? Para tanto, foi realizada uma busca no sítio da biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD) da CAPES, no período de 2011 a 2021. Após um refinamento através da leitura das palavras-chave e dos resumos, foram selecionados 19 (dezenove) trabalhos de pesquisa em Física e 6 (seis) trabalhos em Química, intrinsecamente, ligados ao desenvolvimento desta pesquisa. A análise dos dados foi realizada conforme a Análise Textual Discursiva (ATD) com base em Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados a partir de levantamento bibliográfico, em teses e dissertações disponíveis na BDTD, evidenciaram que as pesquisas vinculadas à formação do professor de Física e Química priorizaram as investigações na formação inicial, além de mostrar a relevância dos trabalhos produzidos e a necessidade de mais pesquisas voltadas à inserção das Tecnologias Digitais (TD) nos cursos de licenciatura em Física e Química, principalmente na região nordeste, onde será desenvolvida a tese de doutorado. Portanto, os pesquisadores optaram por desenvolver a investigação em disciplinas da licenciatura, como no Estágio Supervisionado, Metodologia do Ensino de Física e de Química, Prática de Ensino e a Instrumentação para o Ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to identify how the insertion of digital technologies in Physics and Chemistry degree courses is treated and discussed, through a bibliographical study carried out by Brazilian teachers and researchers. In this context, the following research question was elaborated: what are the contributions to the training of physics and chemistry teachers in issues related to digital technologies in undergraduate courses in Physics and Chemistry? To this end, a search was carried out on the CAPES digital library of theses and dissertations (BDTD) website, from 2011 to 2021. After refinement through reading keywords and abstracts, 19 (nineteen) works were selected research in physics and 6 (six) works in chemistry, intrinsically linked to the development of this research. Data analysis was performed according to Discursive Textual Analysis (ATD) based on Moraes and Galiazzi (2020). The results from a bibliographical survey, in theses and dissertations available at BDTD, showed that research linked to the training of Physics and Chemistry teachers prioritized investigations in initial training, in addition to showing the relevance of the work produced and the need for more research aimed at the insertion of Digital Technologies (DT) in undergraduate courses in Physics and Chemistry, mainly in the northeast region, where the doctoral thesis will be developed. Therefore, the researchers chose to develop research in undergraduate subjects, such as Supervised Internship, Physics and Chemistry Teaching Methodology, Teaching Practice and Teaching Instrumentation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 46 (2024), e20230300, 12 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeaching scienceen
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectCurso de licenciaturapt_BR
dc.subjectCritical theory of technologyen
dc.titleAs tecnologias digitais nos cursos de licenciatura em Física e Química : análise das produções na biblioteca digitalpt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in degree courses in physics and chemistry : analysis o productions in the digital libraryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001240869pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem