O turismo rural pedagógico e a educação ambiental : as ações pedagógicas desenvolvidas na fazenda Quinta da Estância Grande – Viamão (RS)
Fecha
2011Materia
Resumo
A compreensão de que a educação ambiental na atual conjuntura contempla ações educativas que vão muito além da sala de aula assinala a necessidade da incorporação de práticas de ensino inovadoras, que estejam vinculadas a experiências concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagógico, representado por um conjunto de atividades práticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso didático as atividades agropecuárias e os recursos naturais e culturais ...
A compreensão de que a educação ambiental na atual conjuntura contempla ações educativas que vão muito além da sala de aula assinala a necessidade da incorporação de práticas de ensino inovadoras, que estejam vinculadas a experiências concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagógico, representado por um conjunto de atividades práticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso didático as atividades agropecuárias e os recursos naturais e culturais presentes nestes locais. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca analisar as contribuições do turismo rural pedagógico no processo de educação ambiental infantil. Para isso, realizou-se entrevistas com cinco monitores da Fazenda Quinta da Estância Grande, localizada no município de Viamão (RS), além da observação e o acompanhamento de três turmas de educação infantil enquanto elas realizavam uma visita na propriedade no ano de 2006. Constatou-se que as atividades pedagógicas desenvolvidas na Fazenda representam estratégias de ensino eficazes para a educação ambiental, uma vez que possibilitam às crianças o contato direto com diferentes elementos da natureza, por meio de experiências concretas realizadas ao ar livre. ...
Abstract
The understanding that environmental education currently includes educational activities that go beyond the classroom highlights the need to incorporate innovative teaching practices which are linked to concrete experiences. In this context, we highlight the pedagogical rural tourism, represented by a set of practical activities developed within the framework of rural properties, which utilize agricultural activities, the natural and cultural resources, as tools of teaching. Based on these assu ...
The understanding that environmental education currently includes educational activities that go beyond the classroom highlights the need to incorporate innovative teaching practices which are linked to concrete experiences. In this context, we highlight the pedagogical rural tourism, represented by a set of practical activities developed within the framework of rural properties, which utilize agricultural activities, the natural and cultural resources, as tools of teaching. Based on these assumptions, this article seeks to analyze the contributions of rural tourism in the process of environmental education for children. For this, we carried out interviews with five monitors of Quinta da Fazenda Grande Resort, located in the municipality of Viamão (State of Rio Grande do Sul), furthermore an observation and monitoring of three kindergarten classes while they were on a visit to the property in 2006. We have found that the educational activities developed on the Farm represent effective teaching strategies for environmental education, since they allow to the children a direct contact with different elements of nature through concrete experiences held outdoors. ...
En
Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 24 (jul./dez. 2011), p. 107-121
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (41833)Ciencias Sociales Aplicadas (4281)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
