Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLewin, Zaida Grinbergpt_BR
dc.date.accessioned2011-04-16T06:01:21Zpt_BR
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28663pt_BR
dc.description.abstractA relação entre reflexão/ímpulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 criancas de 19 série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existhncia de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluidos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. MBtodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes nlveis de desempenho escolar constatados em alunos de 19 série, bem como sugerem a necessidade de estratbgias educacionais especificas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.pt_BR
dc.description.abstractThe relationship between reflection/irnpulsivity (as assessed by Kagan's "Matching Familiar Figures Test") and academic achievement, was examined with 298 first grade children. Procedures to estimate validity and reliability were carried out. The main results indicate the existance of significant negative correlations between errors and latency. Reflective children, as compared to the impulsive ones, presented better academic achievement. Data concerning other response styles were included in an effort to gain better understanding of the factors that influente achievement. Alternative methods to classify subjects responses were also used and compared. The data have implications for understanding the nature of poor school performance. Also, the results suggest the need of o p timal educational strategies for the development of reflexion in children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 34 (ago. 1980), p. 3-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepcao temporalpt_BR
dc.subjectReflexaopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.titleTempo conceitual e sucesso escolarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000418886pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples