Métodos de introdução alimentar complementar e dificuldades alimentares no primeiro ano de vida : um ensaio clínico randomizado
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2021Author
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Complementary feeding introduction methods and feeding difficulties in the first year of life : a randomized clinical trial
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetivo: Verificar se o método de introdução alimentar complementar tem relação com as dificuldades alimentares no primeiro ano de vida. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado envolvendo os métodos de introdução alimentar complementar tradicional, Baby-Led Introduction to Solids (BLISS) e misto (exclusivamente criado para o estudo). A amostra foi composta por pares de mães-bebês em fase de lactação que não tenham iniciado o processo de introdução alimentar complementar e foi realiza ...
Objetivo: Verificar se o método de introdução alimentar complementar tem relação com as dificuldades alimentares no primeiro ano de vida. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado envolvendo os métodos de introdução alimentar complementar tradicional, Baby-Led Introduction to Solids (BLISS) e misto (exclusivamente criado para o estudo). A amostra foi composta por pares de mães-bebês em fase de lactação que não tenham iniciado o processo de introdução alimentar complementar e foi realizada a randomização aos seis meses. Aos 12 meses foi aplicada a Escala Brasileira de Alimentação Infantil (EBAI) para a identificação de dificuldades alimentares. Resultados: A amostra foi composta por 128 pares de mães-bebês. O percentual de dificuldades alimentares na amostra geral foi de 12,5% (3,9% grupo tradicional, 7% no grupo BLISS e 1,6% no grupo misto) e a média da pontuação total para o T-score foi de 51,4+7,6 pontos: o método tradicional apresentou 51,2+8,3 pontos, o método BLISS teve pontuação de 52,5+8,5 pontos e o método misto 50,3+5,5 pontos, sem diferença estatisticamente significativa. Na análise das 14 questões da EBAI, percebe-se respostas favoráveis, não evidenciando diferenças significativas entre os métodos de introdução alimentar complementar para nenhuma das questões. Conclusão: Na amostra pesquisada, o método de introdução alimentar complementar não influenciou na presença de dificuldades alimentares. ...
Abstract
Purpose: To verify if the complementary feeding introduction method is related to the feeding difficulties in the first year of life. Method: This is a randomized clinical trial involving the traditional complementary feeding introduction, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) and mixed (exclusively created for the study). The sample was composed of lactating mother-baby pairs who had not started the process of complementary feeding introduction and randomization was performed at six months. ...
Purpose: To verify if the complementary feeding introduction method is related to the feeding difficulties in the first year of life. Method: This is a randomized clinical trial involving the traditional complementary feeding introduction, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) and mixed (exclusively created for the study). The sample was composed of lactating mother-baby pairs who had not started the process of complementary feeding introduction and randomization was performed at six months. At 12 months, the Brazilian Infant Feeding Scale (EBAI) was applied to identify feeding difficulties. Results: The sample was composed of 128 mother-baby pairs. The percentage of feeding difficulties in the overall sample was 12.5% (3.9% traditional group, 7% in the BLISS group and 1.6% in the mixed group) and the mean total to the T-score was 51.4±7.6 points: the traditional method had 51.2+8.3 points, the BLISS method had 52.5±8.5 points and the mixed method had 50.3±5.5 points, with no statistically significant difference. The analysis of the 14 EBAI questions showed favorable responses, with no significant differences between the complementary feeding introduction methods for any questions. Conclusion: In the researched sample, the complementary feeding method does not influence the presence of feeding difficulties. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
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