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Formação de professores nos cursos de licenciatura em artes visuais após a BNCC : dúvidas, desafios, apostas e ensaios
dc.contributor.author | Mossi, Cristian Poletti | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Marilda Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T06:55:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7691 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/285076 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos nesta escrita desafios e dúvidas que têm nos mobilizado a pensar a formação inicial de professores em Artes Visuais, especificamente no que concerne à criação de práticas educativas por parte de acadêmicas e acadêmicos durante seus estágios obrigatórios de docência nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais de nossas Instituições de Ensino Superior de origem, sobretudo após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a Educação Infantil e para os Ensinos Fundamental e Médio. Apostamosna textualidade específica dos projetos/planejamentos de ensino, que podem inaugurar um espaço/tempo de resistência aos currículos oficiais. A pesquisa bibliográfica/documental foi o caminho metodológico utilizado para guiar nossos procedimentos, colocar em diálogo alguns referenciais e estabelecer parâmetros para a escrita. Portanto, apresentamosum estudo realizado no âmbito de nossas pesquisas, acompanhado de algumas apostas e ensaios que temosexperimentado nas atividades de ensino que ministramos, desejando colocar em discussão ambiguidades, mais do que oferecer uma conclusão única sobre o tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | We present in this writing challenges and doubts that have mobilized us to think about the initial teacher training for Visual Arts education, specifically with regard to the creation of educational practices by students doing their mandatory teaching internships in Teacher Training programs for Visual Arts education at our Higher Education Institutions, especially after the approval of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC, 2018) for early childhood education and for elementary and high school education. We rely on the specific textuality of teaching projects/plans, which can inaugurate a space/time of resistance to official curricula. Bibliographic/documentary research was the methodological path used to guide our procedures, engage some references in dialogue and establish parameters for this writing. Therefore, we present a study carried out in the scope of our research, accompanied by some bets and essays that we have experienced in the teaching activities that we teach, wishing to discuss ambiguities, rather than to offering a single conclusion on the topic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 12, n. 34 (2021), p. 615-630 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher training for visual arts education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | BNCC | en |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | en |
dc.subject | Teaching project/plan | en |
dc.subject | Mandatory teaching internship | en |
dc.title | Formação de professores nos cursos de licenciatura em artes visuais após a BNCC : dúvidas, desafios, apostas e ensaios | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training for visual arts education after the BNCC : doubts, challenges, bets and trials | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144840 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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