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dc.contributor.authorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marilda Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T06:55:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2177-7691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285076pt_BR
dc.description.abstractApresentamos nesta escrita desafios e dúvidas que têm nos mobilizado a pensar a formação inicial de professores em Artes Visuais, especificamente no que concerne à criação de práticas educativas por parte de acadêmicas e acadêmicos durante seus estágios obrigatórios de docência nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais de nossas Instituições de Ensino Superior de origem, sobretudo após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a Educação Infantil e para os Ensinos Fundamental e Médio. Apostamosna textualidade específica dos projetos/planejamentos de ensino, que podem inaugurar um espaço/tempo de resistência aos currículos oficiais. A pesquisa bibliográfica/documental foi o caminho metodológico utilizado para guiar nossos procedimentos, colocar em diálogo alguns referenciais e estabelecer parâmetros para a escrita. Portanto, apresentamosum estudo realizado no âmbito de nossas pesquisas, acompanhado de algumas apostas e ensaios que temosexperimentado nas atividades de ensino que ministramos, desejando colocar em discussão ambiguidades, mais do que oferecer uma conclusão única sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractWe present in this writing challenges and doubts that have mobilized us to think about the initial teacher training for Visual Arts education, specifically with regard to the creation of educational practices by students doing their mandatory teaching internships in Teacher Training programs for Visual Arts education at our Higher Education Institutions, especially after the approval of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC, 2018) for early childhood education and for elementary and high school education. We rely on the specific textuality of teaching projects/plans, which can inaugurate a space/time of resistance to official curricula. Bibliographic/documentary research was the methodological path used to guide our procedures, engage some references in dialogue and establish parameters for this writing. Therefore, we present a study carried out in the scope of our research, accompanied by some bets and essays that we have experienced in the teaching activities that we teach, wishing to discuss ambiguities, rather than to offering a single conclusion on the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 12, n. 34 (2021), p. 615-630pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher training for visual arts educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBNCCen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectTeaching project/planen
dc.subjectMandatory teaching internshipen
dc.titleFormação de professores nos cursos de licenciatura em artes visuais após a BNCC : dúvidas, desafios, apostas e ensaiospt_BR
dc.title.alternativeTeacher training for visual arts education after the BNCC : doubts, challenges, bets and trialsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144840pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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