O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional : investigação das produções escritas de uma estagiária de docência em química
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Data
2024Tipo
Outro título
The supervised internship and professional development : investigation of the written productions of a chemistry teaching intern
Assunto
Resumo
Apresenta-seuma pesquisaqualitativaque exploraum conjunto de documentos produzidos por uma estagiária de docência em Química(em uma escola estadual de ensino médio), englobando o diário de campo e o relatório final. O objetivo é investigar a ocorrência dascategorias e das fontes de conhecimento docentepropostas por Shulman, assim como constatar os modelos pedagógicos presentes nos planos de aula. Foi realizada a análise de conteúdo dos textos do corpus documental mencionado. O desenvolvimento p ...
Apresenta-seuma pesquisaqualitativaque exploraum conjunto de documentos produzidos por uma estagiária de docência em Química(em uma escola estadual de ensino médio), englobando o diário de campo e o relatório final. O objetivo é investigar a ocorrência dascategorias e das fontes de conhecimento docentepropostas por Shulman, assim como constatar os modelos pedagógicos presentes nos planos de aula. Foi realizada a análise de conteúdo dos textos do corpus documental mencionado. O desenvolvimento profissionaldocente teve conexão com aformação acadêmica em Educação/ Ensino de Química e a sabedoria decorrente das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o estágio realizado tendeu a articular aspectos formativos teóricos e práticos. Foram explicitadosos objetivos estipulados, os conteúdos previstos e as sequências didáticas planejadas pela professora em formação, constatando-se a prevalência dos modelos pedagógicos tradicional e construtivista, além de versões híbridas destes. Os resultados obtidos indicam que as reflexões e registros decorrentes do estágio contemplam elementos do modelo de ação e raciocínio pedagógicos explicado por Shulman, além de fragmentos da base de conhecimentos proposta pelo autor mencionado, incluindo: conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, conhecimento do contexto educacional, conhecimento do currículo, conhecimento pedagógico geral e conhecimento do conteúdo. Em relação ao campo da formação docente em Química, indica-se a possibilidade de que novos trabalhos sejam amparados nas evidências emanadas de relatórios de estágio e diários de campo, sendo capazes de revelar movimentos de: compreensão da matéria a ser ensinada, transformações e ajustes ao que as/os aprendizes demandam, instrução,interação com os sujeitos, avaliação, construção de reflexões e de novas compreensões sobre o ofício docente. ...
Abstract
This is a qualitative research study that explores a set of documents produced by a Chemistry teaching intern (at a public high school), including the field diary and the final report. The objective is to investigate the occurrence of categories and sources of teaching knowledge proposed by Shulman, as well as to verify the pedagogical models present in the lesson plans. The aim was to clarify correlated categories of teaching knowledge. The content analysis of the texts in the aforementioned d ...
This is a qualitative research study that explores a set of documents produced by a Chemistry teaching intern (at a public high school), including the field diary and the final report. The objective is to investigate the occurrence of categories and sources of teaching knowledge proposed by Shulman, as well as to verify the pedagogical models present in the lesson plans. The aim was to clarify correlated categories of teaching knowledge. The content analysis of the texts in the aforementioned documentary corpus was carried out. The teacher professional development was connected to the academic training in Education/Chemistry Teaching and the wisdom resulting from pedagogical practices. In this sense, the internship tended to articulate theoretical and practical formative aspects. The objectives, the planned contents and the didactic sequences planned by the teacher in training were explained, confirming the prevalence of the traditional and constructivist pedagogical models, as well as hybrid versions of these. The results obtained indicate that the reflections and records resulting from the internship include elements of the pedagogical action and reasoning model explained by Shulman, in addition to fragments of the knowledge base proposed by the aforementioned author, including: pedagogical content knowledge, CONSUL | FONSECA128RevistaDebatesem Ensino deQuímica10(2), 127-155.knowledge of the learners and their characteristics, knowledge of the educational context, curriculum knowledge, general pedagogical knowledge and content knowledge. Regarding the Chemistry Teacher Education field, it is indicated that new works may be supported by evidence emanating from internship reports and field diaries, being capable of revealing movements of: understanding of the subject, transformations and adjustments to what the learners demand, instruction, interaction, evaluation, construction of reflections and new understandings about the teaching profession. ...
Contido em
REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 10, n. 2 (2024), p. 127-155
Origem
Nacional
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