Acesso e permanência escolar de jovens e adultos trabalhadores
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Outro título
Access and permanence of young and adult workers at school
Assunto
Resumo
Os processos de acesso, permanência e sucesso escolar dejovens e adultos trabalhadores em dois programas educacionais no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense compõem a presente análise. O primeiro foi um pro-grama institucional desenvolvido de 2002 a 2007,o Ensino Médio para Adultos (EMA). No ano de 2007, em cumprimento aoDecreto Presidencial 5840 do ano de 2006, foi implantadoo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional c ...
Os processos de acesso, permanência e sucesso escolar dejovens e adultos trabalhadores em dois programas educacionais no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense compõem a presente análise. O primeiro foi um pro-grama institucional desenvolvido de 2002 a 2007,o Ensino Médio para Adultos (EMA). No ano de 2007, em cumprimento aoDecreto Presidencial 5840 do ano de 2006, foi implantadoo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Mo-dalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) – Curso Técnico em Administração. Ametodologia da pesquisa foi qualitativa, através da análise de documentos oficiais, registros de frequência escolar, pareceres descritivos e atas, assim como diários de campo, entrevistas egrupos focais. Os resultados evidenciaramo repertório positivo da experiência do EMA para o PROEJA, seja nas formas de seleção dos estudantes, seja no envolvimento de suas famílias, ou atividades curriculares interdisciplinares, possibilitando a entrada do pensamento popular para dentro do pensamento racional da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, desafiando a ins-tituição escolar e seu corpo docente a articular Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional ...
Abstract
Processes involved in access, retention and academic success of young and adult workers in two educational programs at Campus Sapucaia do Sul of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul make up the present analysis. The first was an institutional program developed from 2002 to 2007, High School for Adults (EMA). In 2007, in compliance with Presidential Decree 5840 dated 2006, the National Program for the Inte-gration between Professional and Basic Education fo ...
Processes involved in access, retention and academic success of young and adult workers in two educational programs at Campus Sapucaia do Sul of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul make up the present analysis. The first was an institutional program developed from 2002 to 2007, High School for Adults (EMA). In 2007, in compliance with Presidential Decree 5840 dated 2006, the National Program for the Inte-gration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (PROEJA) was implemented as the Technical Course in Business Administration. Research methodology was qualitative, through the analysis of official documents, school attendance records, des-criptive reports and minutes as well as field diaries, interviews, focus groups. Results showed the positive repertoire of EMA experience for PROEJA, whether in the forms of selection of students or in the involvement of their families, in interdisciplinary curricular activities, allowing popular thinking into the rational thinking of the Federal Professional Education and Technology Network, challenging the school institution and its faculty to articulate Youth and Adult Education, High School and Professional Education all in one Course. ...
Contido em
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 8, n. 2 (2015), p. 88-103
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41833)Ciências Humanas (7260)
Este item está licenciado na Creative Commons License
