Intricacia gramatical e densidade lexical : dois aspectos da escrita acadêmica
Fecha
2024Otro título
Grammatical intricacy and lexical density : two aspects of academic writing
Materia
Resumo
Este estudo investiga a relação entre a densidade lexical e a intricacia gramatical na escrita acadêmica, seguindo os princípios de Halliday (1985b). A análise compara duas versões de um texto universitário –a original e a reescrita–, visando compreender sua complexidade linguística. Utilizando uma abordagem qualitativa, examinamos um texto selecionado de um banco de dados de textos escritos por estudantes universitários. Os resultados revelam que a reescrita tende a aumentar o número de palavr ...
Este estudo investiga a relação entre a densidade lexical e a intricacia gramatical na escrita acadêmica, seguindo os princípios de Halliday (1985b). A análise compara duas versões de um texto universitário –a original e a reescrita–, visando compreender sua complexidade linguística. Utilizando uma abordagem qualitativa, examinamos um texto selecionado de um banco de dados de textos escritos por estudantes universitários. Os resultados revelam que a reescrita tende a aumentar o número de palavras, e confirmam que a densidade lexical e a intricacia gramatical são inversamente proporcionais, como sugerido por Halliday. Essas descobertas ressaltam a importância de considerar ambos os aspectos na escrita acadêmica, oferecendo contribuições valiosas para alunos que buscam melhorar sua produção e compreensão de textos complexos em contexto universitário. ...
Abstract
This study investigates the relationship between lexical density and grammatical intricacy in academic writing, following Halliday’s principles (1985b). The analysis compares twoversions of a university text –the original and the rewritten–, aiming to understand their linguistic complexity. Using a qualitative approach, we examine a selected text from a database of texts written by university students. The results reveal that rewriting tends to increase the number of words and confirm that lexi ...
This study investigates the relationship between lexical density and grammatical intricacy in academic writing, following Halliday’s principles (1985b). The analysis compares twoversions of a university text –the original and the rewritten–, aiming to understand their linguistic complexity. Using a qualitative approach, we examine a selected text from a database of texts written by university students. The results reveal that rewriting tends to increase the number of words and confirm that lexical density and grammatical intricacy are inverselyproportional, as suggested by Halliday. These findings highlight the importance of considering both aspects in academic writing, offering valuable insights for students seeking to improve their production and understanding of complex texts in a university context. ...
En
Horizontes de lingüística aplicada. Brasília, DF. Vol. 23, n. 2 (2024), DT2, p. 1-13
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (41833)Lingüística, Letras y Artes (2852)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
