Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.contributor.authorEly, Luciane Inêspt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:56:04Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284894pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como foco a formação do docente iniciante na educação superior, a fim de compreender de que modo os/as mesmos/as constituem seus saberes e sua identidade profissional docente. Considerando que não há exigência da formação pedagógica para o exercício da docência na educação superior nas universidades brasileiras, o preparo para o ensino neste nível de ensino está sob responsabilidade da pós-graduação. No entanto, estudos sobre o tema revelam que a pós-graduação enfatiza os processos de pesquisa, atribuindo pouco valor aos saberes relacionados ao ensino, fato que acentua os desafios no trabalho docente, especialmente para aqueles em início da carreira. Este contexto reforça a importância do investimento das instituições de educação superior no desenvolvimento profissional docente. Nesta tese foi desenvolvida uma pesquisa participante de natureza qualitativa na qual foram entrevistados/as doze docentes iniciantes, em estágio probatório, vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados da tese demonstraram a importância do acolhimento institucional e do apoio departamental na fase inicial do trabalho docente. Além disto, apontou a relevância do investimento em processos formativos que tenham como diretriz a reflexão sobre a prática docente e que utilizem a colaboração entre pares, o diálogo e a escuta como principais estratégias.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis focuses on the formation of the training of beginning teachers in higher education, in order to understand how they constitute their knowledge, and their professional teaching identity. Considering that there is no requirement of pedagogical training for the exercise of teaching in higher education in Brazilian universities, the preparation for teaching at this level of education is under the responsibility of the Graduate program. However, studies on the subject reveal that graduate studies emphasize research processes, attributing little value to teaching, a fact that accentuates the challenges in the teaching work, especially for those at the beginning of their careers. This context reinforces the importance of higher education institutions investment in teacher professional development. In this thesis, a qualitative participatory research was developed in which twelve beginning teachers on probation were interviewed, all of them linked to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The results of this work demonstrated the importance of the institutional reception and departamental support in the initial phase of the teaching work. In addition, it pointed out the relevance of investing in training processes that have as a guideline the reflection on teaching practice that use collaboration between peers, dialogue and listening as the main strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity teachingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeacher professional developmenten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectBeginning teacheren
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectProfessional identity of teachersen
dc.titleItinerários formativos de uma docência em construção : a constituição dos saberes e das identidades no desenvolvimento profissional do/a docente iniciante na UFRGSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001241321pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem