Show simple item record

dc.contributor.authorBairros, Mariângela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMarchand, Patrícia Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:55:49Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284871pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da FACED/UFRGS e trata da Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes à Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS. O objetivo é verificar de que forma as instituições influenciam ou determinam as ações de aplicação de uma política pública educacional. Apresentamos, a partir de uma amostra, a avaliação do processo de implementação do SEAP em seis escolas da rede estadual do RS, utilizando instrumental teórico de análise derivado do neoinstitucionalismo. A partir das entrevistas, consideramos que este processo conseguiu, efetivamente, envolver gestores, professores e comunidade escolar na gestão das políticas educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents a part of a research carried out by the Policy Studies and Education Management Center (FACED / UFRGS) and it deals with the analysis and external evaluation of processes and results relating to the Institutional Participative Evaluation of State Participatory Assessment System - SEAP / LOL. The objective of this study is to verify how institutions influence or determine the enforcement actions of an educational public policy. We present, from a sample, the evaluation of the SEAP implementation process in six schools of the state of RS, using theoretical tools derivative of neoinstitutionalism analysis. Based on interviews, it is considered if this process has effectively involve managers, teachers and the school community in educational policies management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 9, n.2 (2016), p. 54-74pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational Managementen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectNeoinstitutionalismen
dc.titleSistema Estadual de Avaliação Participativa no Rio Grande do Sul : uma análise a partir das instituiçõespt_BR
dc.title.alternativeState Participatory System Evaluation in Rio Grande Do Sul: an analysis from institutions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001045385pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record