Show simple item record

dc.contributor.advisorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.contributor.authorUlguim, Helena Costa Schullept_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:55:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284869pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso propõe a leitura da obra Landscape with Nymph and Satyr Dancing, de 1641, do artista francês Claude Gellée Lorrain (1600-1682) a partir do enlace triádico composto pelas disciplinas da história da arte, da dança e da geometria topológica. Para tanto, propõe-se explorar o eterno retorno do motivo da ninfa como evidência do contínuum formal da personagem na tradição ocidental da pintura paisagística. Trata-se, dessa maneira, de articular o passado, o presente e futuro dessa figura patética fundamentados na “ciência sem nome” do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929) e de seus leitores contemporâneos Giorgio Agamben (1942) e Didi-Huberman (1953). Ao observar sua construção corpórea-espacial cênica, suas particularidades no que diz respeito às tensões entre o pensamento, o movimento a partir da imagem, a luz das ideias de Domenico da Piacenza, Rudolf Laban e Hubert Godard e a sociedade que a constitui, conclui-se que o dinamismo existencial associado ao rearranjo topológico de suas linhas permite que seja entendida continuamente como uma criatura fadada à metamorfose, baseada nas configurações tanto geométricas quanto lacanianas.pt_BR
dc.description.abstractThis final project proposes a reading of the work Landscape with Nymph and Satyr Dancing, from 1641, by the French artist Claude Gellée Lorrain (1600-1682) from the triadic link composed of the disciplines of art history, dance and topological geometry. To this end, it proposes to explore the eternal return of the nymph motif as evidence of the formal continuum of the character in the Western tradition of landscape painting. In this way, it aims to articulate the past, present and future of this pathetic figure based on the “nameless science” of the art historian Aby Warburg (1866-1929) and his contemporary readers Giorgio Agamben (1942) and Didi-Huberman (1953). By observing its scenic corporal-spatial construction, its particularities with regard to the tensions between thought, movement from the image, the light of the ideas of Domenico da Piacenza, Rudolf Laban and Hubert Godard and the society that constitutes it, it is concluded that the existential dynamism associated with the topological rearrangement of its lines allows it to be continually understood as a creature destined to metamorphosis, based on both geometric and Lacanian configurationsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWarburg, Aby, 1866-1929pt_BR
dc.subjectAby Warburgen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectdanceen
dc.subjectGeometria : Topologiapt_BR
dc.subjectgeometric topologyen
dc.subjectnymphen
dc.subjectNinfapt_BR
dc.titleO Continuum Borromeano : perspectiva topológica-geométrica da ninfa na obra dançada de Claude Lorrain (1600-1682)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.identifier.nrb001240375pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record