Show simple item record

dc.contributor.advisorDella Costa, Rossana Perdominipt_BR
dc.contributor.authorCosta, Giulia Cecília Amaral Godinho dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:55:37Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284853pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no campo das Pedagogias Teatrais e investiga sobre o lúdico na intersecção entre o teatro e os adultos. No caso específico deste estudo, o teatro de objetos ocupou lugar de destaque, configurando-se a pergunta: pode o teatro de objetos ser um potencial mobilizador do lúdico na vida adulta? Para tanto, utilizou-se o procedimento metodológico inspirado na perspectiva contemporânea do estudo de caso, no qual o investigador é parte da construção do objeto pesquisado. O público delimitado para esta pesquisa foram os alunos adultos da Educação de Jovens e Adultos, no Estágio de Docência em Teatro I, e do Magistério, no Estágio de Docência em Teatro II. Com estes grupos, as atividades desenvolvidas e suas reações nas propostas constituíram o corpus de dados sobre o qual se debruça este trabalho. As análises tomaram como norteador os princípios do teatro de objetos – a ressignificação dos objetos cotidianos, a associação metafórica e a relação ator-objeto – ressaltados por Amaral (1996), D’Ávila (2024) e Vargas (2018), e como isso instigou a ludicidade dos alunos. Conclui-se que há um espaço a ser explorado com teatro de objetos na educação, inclusive com adultos, que constitui-se na inseparável relação com o lúdico.pt_BR
dc.description.abstractThis work is part of the field of Theater Pedagogies and investigates playfulness at the intersection between theater and adults. In the specific case of this study, object theater occupied a prominent place, configuring the question: can object theater be a potential mobilizer of playfulness in adult life? To this end, we used the methodological procedure inspired by the contemporary perspective of the case study, in which the researcher is part of the construction of the researched object. The target audience for this research were adult students of Youth and Adult Education, in the Teaching Internship in Theater I, and of Teacher Education, in the Teaching Internship in Theater II. With these groups, the activities developed and their responses to the proposals constituted the corpus of data on which this work focused. The analyses were guided by the principles of object theater – the resignification of everyday objects, the metaphorical association and the actor-object relationship – highlighted by Amaral (1996), D'Ávila (2024) and Vargas (2018), and how this instigated the students' playfulness. It is concluded that there is a space to be explored with object theater in education, including with adults, which constitutes the inseparable relationship with playfulness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectAdultopt_BR
dc.subjectAdulthooden
dc.subjectTeatro de objetospt_BR
dc.subjectObject theateren
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectTheatrical pedagogyen
dc.titleSeria o sol um regador? o teatro de objetos como um potencial mobilizador do lúdico em adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240289pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record