O desenvolvimento das funções executivas nos anos iniciais do ensino fundamental : Há intencionalidade na docência?
Fecha
2025Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa investiga se o desenvolvimento das Funções Executivas é estimulado nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e se as professoras percebem a intencionalidade de suas práticas pedagógicas no desenvolvimento dessas habilidades. Por meio de entrevistas narrativas com abordagem qualitativa, foi possível refletir sobre como as Funções Executivas são estimuladas no contexto escolar e analisar a consciência das docentes em relação às propostas que promovem esse desenvolvim ...
Esta pesquisa investiga se o desenvolvimento das Funções Executivas é estimulado nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e se as professoras percebem a intencionalidade de suas práticas pedagógicas no desenvolvimento dessas habilidades. Por meio de entrevistas narrativas com abordagem qualitativa, foi possível refletir sobre como as Funções Executivas são estimuladas no contexto escolar e analisar a consciência das docentes em relação às propostas que promovem esse desenvolvimento. Para isso, foram selecionadas quatro professoras das redes municipal, estadual e privada da região metropolitana de Porto Alegre para a entrevista que ocorreu de maneira presencial nas escolas em que as professoras lecionam. O trabalho se justifica pela relevância de compreender se as profissionais da educação têm recebido formação acadêmica ou buscado capacitação continuada em temas que integram neurociência e educação, reconhecendo a importância desse conhecimento para a prática pedagógica. Os resultados mostram a dificuldade de acesso à formação continuada como principal obstáculo para que ações que estimulem as Funções Executivas sejam realizadas de maneira intencional. Portanto, é urgente criar condições que favoreçam a formação continuada, incluindo a oferta de cursos flexíveis, materiais acessíveis e momentos de troca entre os profissionais da educação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38127)Tesinas Pedagogía (1438)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
