Afetividade na educação de jovens e adultos : uma revisão bibliográfica
dc.contributor.advisor | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Agassis, Ketlin Rodrigues Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T06:38:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284747 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca destacar a importância de abordarmos sobre a afetividade sobretudo com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo desta pesquisa é compreender a afetividade e sua importância ao abordarmos sobre a educação de jovens e adultos. Especificamente pretende-se analisar como o vínculo entre professor e aluno influencia no processo de ensino e aprendizagem além de evidenciar os fatores que operam por trás das dificuldades dos alunos. Essa pesquisa buscou apresentar as discussões de OLIVEIRA, 2001; LURIA 2010 ; FREIRE 1996; ao abordarmos a afetividade na educação de jovens e adultos. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Na sequência é apresentado o quadro geral dos trabalhos selecionados para esta pesquisa. Ele destaca a autoria, o título, o tipo de trabalho, a área do conhecimento, o ano de publicação e a universidade onde foram produzidos. A partir da metodologia da análise de conteúdo Bardin (1977), foram desenvolvidas três etapas. Na primeira, na pré-análise, foi realizada a leitura flutuante, identificando os principais temas presentes. Na segunda, foram definidas quatro categorias de análise: Importância da afetividade na relação entre professores e estudantes; aprendizagem e afetividade; condição social e afetividade e permanência e afetividade. A terceira etapa, que é a interpretação dos dados, será realizada na sequência. A partir das análises foi possível constatar que a afetividade deve ser reconhecida como um componente indispensável da educação, sendo promovida intencionalmente em todas as esferas escolares para garantir uma experiência de aprendizagem mais significativa, inclusiva e transformadora. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Afetividade na educação de jovens e adultos : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240840 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
