Show simple item record

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paola dos Santos Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284740pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem sua centralidade em como a abordagem lúdica pode ser utilizada como estratégia pedagógica para potencializar os processos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais. A partir de uma metodologia qualitativa, realizou-se a aplicação de um questionário com educadores/as para investigar suas percepções sobre a relação entre práticas lúdicas e neurociência, destacando os impactos dessas abordagens no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Os resultados indicam que as atividades lúdicas favorecem a atenção, o engajamento e a retenção de conteúdos, criando um ambiente mais inclusivo e significativo. Apesar do reconhecimento dos benefícios, identificou-se que nem sempre a ludicidade está presente nas aulas dos Anos Iniciais e que há uma lacuna na formação docente no que diz respeito às compreensões sobre o papel das atividades lúdicas para o desenvolvimento neurocognitivo das crianças. Assim, defende-se a integração da ludicidade no planejamento pedagógico como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos/as estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAbordagem lúdica : estímulos aos processos mentais de aprendizagem nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record